O II Concurso Nacional de Compositores Música Hoje ─ uma parceria do Centro Cultural Teatro Guaíra, Universidade Federal do Paraná e Bienal Música Hoje ─ está com as inscrições abertas até dia 22 de junho. As obras classificadas para a segunda etapa serão apresentadas pela Orquestra Sinfônica do Paraná no dia 25 de agosto em concerto de encerramento da II Bienal Música Hoje. A obra vencedora será incluída na programação da Temporada 2014 da OSIP, além de um prêmio de R$5.000,00 ao compositor.
Das obras inscritas na primeira etapa, uma comissão julgadora selecionará três para a segunda etapa. O anúncio das finalistas será no dia 29 de junho. A partir da mesma data, os compositores das obras escolhidas terão até o dia 12 de agosto para enviar a documentação necessária e as partes orquestrais das obras.
Para selecionar e premiar a obra vencedora, a comissão julgadora vai utilizar como critérios a qualidade musical e viabilidade de execução em quatro ensaios. As músicas inscritas na primeira etapa devem obedecer o edital na página do Teatro Guaíra.
“O tempo estipulado, de 10 a 15 minutos, é um tempo grande para uma música clássica devido à grande quantidade de informações”, explica o maestro da Orquestra Filarmônica da UFPR, Marcio Steuernagel. A orquestra reservará quatro ensaios para cada obra inscrita, o que segundo o regente, é comum na maioria dos concursos.
Podem participar compositores brasileiros, natos ou radicados, residentes no Brasil ou no exterior, sem limitação de idade. As obras inscritas não precisam ser inéditas, porém não podem ter sido publicadas, premiadas, ou gravadas profissionalmente até a data de finalização do concurso.
Mais informações podem ser obtidas na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Por: Lucas de França, com orientação de Lais Murakami.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]