Incentivar a formação de arqueólogos no Brasil e apoiar a atividade na graduação. Com esses objetivos, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) realiza a II Semana de Oficinas em Arqueologia, de 6 a 10 de maio, das 13h30 às 22 horas, na Reserva Técnica do Museu, no campus Juvevê. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (03). As oficinas são gratuitas e abertas a todos os interessados.
Sady Carmo Júnior, um dos organizadores do evento, explica que, além de oficinas e debates, “a Semana será um espaço para divulgação de posteres e pesquisas”. A arqueóloga Patrícia Gaulier, da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) dará a oficina Arqueologia das Missões Jesuíticas. Douglas Fróis, do MAE e Cibele da Rocha, do curso de Ciências Sociais, ministram a oficina Fotografia aplicada à Arqueologia. Arqueologia pública é o tema da oficina ministrada pela arqueóloga e consultora Tatiana Costa Fernandes.
Na quinta-feira, Manoel Ramos Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social dará a oficina Bioarqueologia. Na sequência, Osteologia, conservação e acondicionamento serão os temas de Lu Scherer, do Museu Padre Rohr, em Santa Catarina, e de Camila Loch, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social. O último dia de oficinas será dedicado à Tecnologia Lítica, com o professor Lucas de Melo Reis Bueno, do Laboratório de Estudos Interdisciplinares em Arqueologia da Universidade de Santa Catarina.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas através do e-mail maert@ufpr.br, após preenchimento de formulário disponível na página do MAE. Também é possível fazer a inscrição pelo telefone (41) 3313-2045, das 7h30 às 13h30, com Sady, ou das 12h30 às 18h30, com Regiane, ou pessoalmente, na Reserva Técnica do MAE, no campus Juvevê, na Rua Bom Jesus, 650, das 7h30 às 19h30.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]