No início de abril, uma equipe da UFPR composta pelo professor Paulo de Tarso Chaves do Departamento de Zoologia e quatro alunos do curso de Ciências Biológicas esteve em Balneário Barra do Sul, Santa Catarina, trabalhando com estudantes do Ensinos Fundamental e Médio da Escola Estadual Dom Gregório Warmeling. A iniciativa integra o Projeto de Extensão “Avaliando o extravio de petrechos de pesca e desenvolvendo com a comunidade processos para reduzir perdas econômicas e ambientais.”
O projeto tem a intenção de iniciar os estudantes da localidade no exercício da pesquisa nos Programas de Governo para a Ciência, Tecnologia e Inovação Brasileira (C,T&I); promover interação e dialógo entre estudantes dos níveis fundamental e médio com acadêmicos da UFPR na investigação sobre causas e consequências do extravio de materiais de pesca na região.
Outras metas visam produzir, para disponibilizar aos órgãos públicos, documento sobre estas ações, com recomendações para redução das perdas econômicas e ambientais, além de oferecer aos alunos da UFPR oportunidade para aplicação dos conhecimentos de Biologia e Licenciatura junto às instituições parceiras. O projeto deverá ser concluído até fevereiro de 2015 e está sendo financiado pelo CNPq e pelo Fundo de Desenvolvimento Acadêmico (FDA).
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]