Imagem Padrão

Termina dia 21 o prazo de inscrição de trabalhos para Encontro de Edificações e Comunidades Sustentáveis

05 abril, 2013
10:40
Por Gustavo Santos

Curitiba recebe III Encontro de Edificações e Comunidades Sustentáveis

Vai até o dia 21 de abril o prazo para inscrição de artigos e vídeos a serem apresentados no III Encontro de Edificações e Comunidades Sustentáveis organizado pela UFPR no período de 21 a 24 de outubro, em Curitiba. A finalidade é reunir profissionais preocupados com o crescimento das cidades e propor medidas que levem em conta o meio ambiente e sejam sustentáveis. Já estão confirmados conferencistas e participantes de todo país e também do exterior.

Este ano o tema será Repensar a Cidade Existente com três abordagens,em materiais, edificações e escala urbana. Além de palestras, estão previstas sessões técnicas para discussão dos trabalhos completos submetidos, sessões de vídeo que resumam trabalhos de pesquisa submetidos ao evento. Também serão oferecidas oficinas para extensão do conhecimento em assuntos ligados a edificações e comunidades sustentáveis.

O evento será em três locais: campus III Jardim Botânico da UFPR, Avenida Professor Lothário Meissner, 623, 
Jardim Botânico, no Cietep, Avenida Comendador Franco, 1341, 
Jardim Botânico e no Museu Jardim Botânico Rua Eng. Ostoja Roguski
, Jardim Botânico. As inscrições são feitas no endereço www.elecs2013.ufpr.br.

Entre os conferencistas já confirmados estão: Carlos Augusto Giraldo Bermudez, líder comunitário na Colômbia, eleito uma das 30 mais importantes lideranças em 2012, foi por duas vezes prefeito do Município de Jericó, premiado por suas iniciativas de cunho ambiental e de incentivo à participação popular. Remodelando a Praça da Matriz em Jericó, realizou o primeiro projeto participativo no país. É jurista, mestre em Administração Pública pela Escola Superior de Speyer (Alemanha) e professor universitário.

Louis Becker, sócio e principal executivo do renomado escritório de arquitetura dinamarquês Henning Larsen. Participou de diversos projetos internacionais de grande impacto, desde edifícios até planos diretores, incluindo a sede da Siemens em Munique (45 mil m²), o Calabar International Conference Center na Nigéria (16 mil m²) e o The Waves em Abu Dabi (470 mil m²), todos com primeiro prêmio. Arquiteto e mestre em Arquitetura, é professor da Aalborg University na Dinamarca.

Wendy Brawer: reconhecida ecodesigner, educadora pública e consultora, criou a iniciativa Green Map (http://www.greenmap.org) a partir da cidade de Nova Iorque que depois se espalhou pelo mundo. Propondo uma linguagem iconográfica, viabiliza e estimula a construção de mapas de temática ambiental nas cidades, incentivando a participação cidadã e facilitando aos visitantes a leitura ambiental, envolvendo pessoas em diferentes faixas etárias. Lecionou na New York University.

Gerhard Hausladen, Engenheiro mecânico, doutor, professor Catedrático de Instalações Prediais e Clima Predial na Universidade Técnica de Munique, é autor de diversos livros. Renomado consultor, realizou importantes projetos complementares destacando-se os novos terminais do aeroporto de Munique na Alemanha. Criou um programa de pós-graduação internacional chamado Climadesign. É Doutor Honoris Causa pela universidade de Pécs, na Hungria.

Luis Manuel Bragança Miranda Lopes é engenheiro civil, mestre e doutor. Tem pesquisado o desempenho ambiental dos edifícios nos diversos aspectos (térmico, acústico e qualidade do ar), edifícios com orientação para a sustentabilidade, tendo trabalhado em destaque a respeito da reabilitação de edifícios. É professor associado da Universidade do Minho em Portugal.

Tobias Wagner, é arquiteto e vice-diretor da cátedra de instalações prediais na Universidade Técnica de Munique, no grupo do professor Hausladen. Em seu doutoramento em curso, vem estudando conceitos energéticos para comunidades.

BIENAL ─ Durante o evento será realizada a Bienal José Lutzenberger com um Concurso Latino-Americano de Ideias de Projetos para um Ambiente Construído Mais Sustentável. A Bienal, que representa um reconhecimento à significativa contribuição ao desenvolvimento de pesquisas e ensino sobre sustentabilidade do ecologista e engenheiro agrônomo brasileiro José Lutzenberger (1926-2002), tem como objetivo promover e incentivar a incorporação de produtos, processos e técnicas sustentáveis na produção do Ambiente Construído. Busca-se, assim, reverter os impactos degenerativos ora ocorrentes, de forma a qualificar continuamente o Ambiente Construído, em particular, e o meio ambiente, em sua totalidade. O público-alvo da Bienal são os estudantes. Os projetos premiados receberão o certificado Bienal de Sustentabilidade José Lutzenberger.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]