A estudante de medicina Érica Yamashita de Oliveira inovou em seu Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvendo o aplicativo PhysioQuiz, um jogo de perguntas e respostas com base na bibliografia da disciplina de Fisiologia Humana, no qual os usuários respondem questões, praticam seus aprendizados e competem com suas pontuações em um ranking.
O aplicativo, testado pelos alunos que cursaram a disciplina Fisiologia Médica I durante o ano de 2016, contempla os módulos fisiologia celular, fisiologia cardiovascular e fisiologia do sistema respiratório.


Para a elaboração do aplicativo, Érica realizou uma pesquisa segmentada em três partes. A primeira teve como objetivo verificar a aderência dos universitários em relação aos estudos por meios digitais como aplicativos, vídeos-aulas e e-books. Na segunda parte, foram estudados quais são os aparelhos e sistemas operacionais mais utilizados pelos universitários. E, por fim, foram solicitadas sugestões dos estudantes para o conteúdo do aplicativo, como questões e funcionalidades que poderiam ser desenvolvidas.


A avaliação da ferramenta consistiu em analisar dois grupos de estudantes: um grupo de controle – que não recebia o aplicativo – e um grupo de usuários – que teve acesso ao aplicativo durante o semestre. De acordo com Érica, o retorno recebido dos estudantes que utilizaram o PhysioQuiz foi muito positivo. “Na opinião dos usuários o aplicativo auxiliou no estudo da Fisiologia, serviu como ferramenta de autoavaliação e de identificação de déficits de conhecimento”, relata.
O desenvolvimento do projeto foi realizado sob orientação do professor Fernando Augusto Lavezzo Dias em conjunto com os alunos Natalia Ingrid Crosewski, do curso de Medicina, e André Luiz Mateus da Silva, do curso de Informática Biomédica – que programou as funcionalidades do software.
Por ser uma grande ferramenta na educação médica, o projeto da pesquisadora já foi apresentado em diversos congressos como o BrainComs, em São Paulo; o Congresso Catarinense e Paranaense em Educação Médica (CCPEM), realizado na PUCPR; e, mais recentemente, no Workshop Think Health, no Hospital de Clínicas da UFPR.
“Estamos trabalhando para que, em breve, sejam criados novos módulos como fisiologia endócrina e fisiologia renal. A partir do aplicativo desenvolvido estamos elaborando o MedQuiz, um aplicativo com questões de residência médica”, revela Érica que deseja, no futuro, transformar a equipe de pesquisa em uma produtora de aplicativos voltados para o ensino e para a saúde em geral.
“O PhysioQuiz e o MedQuiz podem ser considerados nossos protótipos. Com eles estamos avaliando a aceitação do público e mapeando quais são as necessidades dos usuários. No momento ainda não temos o objetivo de transformá-los em produtos pagos, possibilitando que qualquer pessoa possa utilizar essas ferramentas de qualidade sem que haja custo por isso”, finaliza.
O aplicativo é gratuito e está disponível para download para o sistema operacional Android por meio deste link. A versão para IOS estará disponível em 2018.