logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

8º Feirão de Livros abre com grande variedade de títulos

Com grande público, teve início nesta terça-feira (4) o 8o Feirão de Livros da Editora UFPR. O Feirão é aberto e vai até a próxima quinta-feira, dia 6, no hall do prédio da Administração do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba.

Neste ano, 20 editoras participam do encontro, algumas delas pela primeira vez. Elas oferecem livros acadêmicos de todas as áreas, obras de referência e literatura em geral. São cerca de cinco mil títulos, 290 deles apenas da Editora da UFPR, que comemora 30 anos em 2017. Nesta edição do Feirão, os visitantes têm uma vantagem especial: descontos de até 50% na compra dos livros das editoras universitárias.

Uma novidade desta edição é que a lista de obras que estão à venda e seus preços podem ser consultadas no site da Editora.

“Livros em qualquer formato e suporte são conteúdos à procura de leitores e leitoras, são ideias esperando para virar diálogo”, afirmou a diretora da Editora UFPR, Suzete de Paula Bornatto, durante a abertura do evento.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, disse na abertura do Feirão que a universidade está passando por um momento de cortes orçamentários, mas garantiu que a área de divulgação científica é prioritária, e não sofrerá retração no orçamento. “Se a universidade é um lugar de produção de conhecimento, se é uma usina da reprodução do saber, um espaço como o da Editora, de divulgação desses saberes, tem que ser considerado absolutamente estratégico”, afirmou.

O pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, Leandro Franklin Gorsdorf, também falou sobre o momento de crise. “A cultura costuma ser a primeira área a sofrer cortes em momentos de crise”, disse. “O Feirão do Livro oferece a possibilidade de democratização do acesso à leitura para toda a comunidade acadêmica”.

No dia da abertura desta edição, houve também uma sessão especial do Conselho Editorial da Editora UFPR.

A diretora Suzete falou sobre os desafios da Editora UFPR ao completar 30 anos: “disponibilizar maior número de títulos em livros digitais, conquistar maior divulgação dos nossos livros – sempre uma dificuldade da área acadêmica dos livros universitários – e trazer a comunidade para submeter a sua produção”, relatou.

A estimativa é de que de 10 a 12 mil pessoas visitem o Feirão durante os três dias. Alunos da UFPR podem usar os ônibus da linha Intercampi para ir ao local.

 

8o Feirão de Livros da Editora UFPR

Data: 4 a 6 de abril

Horário: 9h às 19h

Local: Hall do prédio da Administração do Centro Politécnico da UFPR, Jardim das Américas, Curitiba PR

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...