logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa do 8º encontro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

A UFPR marca presença no 8º encontro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), que acontece este ano na Itália, junto com o 1º  encontro de reitores Brasil Itália, na Universidade de Parma.

divulgar01
Da esq. para dir.: José Arimateia Dantas Lopes (Reitor da UFPI), novo presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), Cleuza Sobral Dias (Reitora da FURG), 2ͣ vice-presidente do GCUB, Loris Borghi (Reitor da U. De Parma) e Zaki Akel Sobrinho (Reitor UFPR).

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, durante solenidade acadêmica no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra.

O GCUB é composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Algumas das mais importantes universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 72 instituições associadas, com 51 Universidades Federais, 15 Universidades Estaduais e 6 Universidades Comunitárias e Confessionais.

O GCUB acolhe mais de um milhão de alunos matriculados na Graduação; além disso, comporta mais de 90% dos programas de Pós-Graduação senso-estrito e dos Grupos de Pesquisa consolidados no país. Trata-se da única entidade do gênero que congrega, num foro predominantemente acadêmico, um conjunto representativo de instituições de conhecimento que, no Brasil, podem reivindicar, de modo legítimo, o estatuto histórico-institucional de Universidade.

No dia 31/10, os representantes da UFPR (Reitor Zaki, Pró-reitor e Edilson e Assessor Internacional Siqueira) tem agenda no consulado brasileiro em Milão, para reunião com representantes de algumas universidades italianas. A intenção é aproximar as relações acadêmicas da UFPR para ampliar as parcerias em projetos de pós-graduação.

divulgar02
Zaki e Siqueira na abertura do evento GCUB, na Itália.
italai-reitor-2016_3
Reunião na embaixada brasileira em Roma com o embaixador Ricardo Neiva Tavares e o secretário Luiz Felipe Czarnobai . Em pauta a cooperação com universidades e empresas italianas com a UFPR.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...