Jovens que passaram dos 50 anos se formaram na última quinta-feira, dia 16, na Universidade Aberta da Maturidade. A emoção e a alegria marcaram a cerimônia de formatura do projeto de extensão da UFPR. A solenidade foi realizada no auditório do Setor de Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico, e reuniu familiares dos formandos, professores da UAM, dirigentes da Universidade Federal do Paraná.
O projeto Universidade Aberta da Maturidade, nasceu em 2012, e tem como diretriz valorizar socialmente o idoso. O principal objetivo é contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos integrantes envolvidos nas atividades diversas. Um espaço de exercício e construção de diálogos entre os participantes e a comunidade acadêmica. Tem como base a inclusão digital, direito do idoso, saúde do idoso, atividades corporais, meio ambiente, gerontologia, arte e cultura. Com a ajuda de professores, servidores e alunos de graduação e pós-graduação, são organizados cursos, oficinas, eventos e visitas para os idosos.
A coordenadora da UAM, Maria Emília von der Heyde, citou a poeta e contista brasileira Cora Coralina: “Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas”. Lembrou que Cora Coralina teve seu primeiro livro publicado quando tinha 76 anos, e é considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras,e que é preciso aprender, adquirir conhecimento, promover mudanças, transformações.
Para os formandos a palavra gratidão era a única que podia expressar o sentimento de todos, em relação à UAM e a UFPR.
Para a vice-coordenadora, Adélia Junglos, as nossas inspirações voam ainda mais alto na maturidades, e são justamente essas inspirações, e também, aspirações que queremos fazer aflorar em cada participante da UAM.
Confirma galeria completa de imagens da cerimônia
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]