logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR apresenta Programa Mais Cultura nas Universidades a entidades estaduais e municipais

No dia 29 de janeiro aconteceu no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), na cidade de Paranaguá, uma reunião entre a Comissão de Estudo e Elaboração do Plano de Cultura da UFPR e representantes dos sete municípios do litoral do Paraná. O encontro serviu para levar aos presentes informações detalhadas sobre o Programa Mais Cultura nas Universidades e conversar sobre parcerias com os municípios.

Imagem1

Segundo a Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPR, Deisi Picanço, a tendência é que todos os municípios fechem acordos com a universidade e assim recebam as atividades que estão sendo elaboradas.

Além dos representantes dos municípios, participaram da reunião outros possíveis parceiros como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Sesc Paranaguá e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – com quem se discute uma parceria entre o Festival de Inverno da UFPR, que acontece em Antonina, e o Festival de Arte e Cultura Popular, realizado pela Unespar, que acontece em Paranaguá, ambos na mesma época.

Programa

O Programa Mais Cultura nas Universidades foi lançado por uma parceria entre os Ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MINC), o objetivo é promover eventos culturais em regiões que não tem grande acesso a este tipo de atividade, por meio das universidades. As instituições envolvidas também têm de elaborar um Plano de Cultura, definindo diretrizes para sua atuação neste setor.

A Comissão de Estudo e Elaboração do Plano de Cultura foi formada para definir as diretrizes gerais e os instrumentos do Plano de Cultura para a UFPR. A proposta deve ser apresentada até o dia 23 de março deste ano.

Estão representados na comissão o Setor Litoral, o Setor de Educação, o Setor de Educação Profissional e Tecnológica, o Setor de Ciências Jurídicas, o Setor de Artes Comunicação e Design e o Setor de Ciências Humanas. E, além deles, representantes das unidades da PROEC e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFPR.

Projetos

No mês de janeiro foi lançado um edital (veja mais) para que membros da comunidade acadêmica da UFPR apresentassem propostas de atividades para integrar o programa. Em reunião a comissão já validou as propostas selecionadas e fez uma síntese de projetos com características similares.

As propostas seguem os eixos definidos pelo edital do programa e abrangem atividades relacionadas à educação básica, comunidades e saberes tradicionais, diversidade artística e cultural, economia criativa, memória e patrimônio, entre outros temas.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...