6ª Siepe termina com auditório lotado e clima de dever cumprido

09 outubro, 2014
12:41
Por
0
Ensino e Educação

O evento contou com cerca de 7 mil participantes. Imagem: Ana Assunção

Depois de dois dias de programação intensa, na noite da última quarta-feira, dia 8, chegou ao fim a 6ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Paraná (Siepe). Ao todo, a organização do evento estima que estiveram presentes cerca de 7 mil pessoas, que assistiram e fizeram parte de palestras, mesas de discussão e da apresentação de mais de 2 mil trabalhos executados na instituição.

Com o final das bancas, às 16h, teve início a sessão integrada no Auditório Prof. Ulysses de Campos, no prédio do setor de Ciências Sociais Aplicadas. A iniciativa foi novidade neste ano e, segundo a presidenta da comissão organizadora da Siepe, Iara Thielen, um grande avanço. O objetivo desta sessão era destacar ações que contemplam, em um mesmo projeto, a interação com a comunidade, pesquisa, aprendizagem acadêmica e cidadã dos alunos da universidade. Foram apresentados três projetos: “Expedições Geográficas”, sob coordenação da professora Eliane de Cacia de Lima Frick; “A escola e os Espaços Lúdicos”, coordenado pela professora Simone Rechia; e “PET Farmácia”, que tem coordenação da professora Nilce Nazareno.

O encerramento contou com a presença de autoridades e alunos. Imagem: Ana Assunção

“O nosso balanço é muito positivo. Tivemos avanços muito importantes nesta edição, como a determinação que os dias de evento não fossem letivos, e a participação intensa”, comemora Iara, lembrando que diversas bancas estavam lotadas, assim como as palestras e debates. “Observamos uma diversidade muito grande nas discussões, aliada a um ambiente descontraído”.

E se o clima já estava leve durante as apresentações, o encerramento foi uma verdadeira festa. Com premiação dos melhores trabalhos nas bancas de todos os setores da Universidade, o auditório lotado explodiu em palmas e risadas diversas vezes. A satisfação e a sensação de dever cumprido esteve presente nos discursos dos principais organizadores – além da professora Iara, coordenadora de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, participaram a professora Mariluci Maftum, coordenadora de Iniciação Científica e Integração Acadêmica da da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Dione Maria Memz, coordenadora de Políticas de Educação Profissional da Pró-Reitoria de Graduação.

Em 2015, quem assume a presidência da organização é a professora Dione.”A expectativa é que consigamos fazer uma 7ª Siepe tão rica quanto essa, com reflexões aprofundadas entre docentes e discentes sobre a integralidade da academia, baseada no ensino, pesquisa e extensão”, afirma. A previsão é que o evento aconteça na primeira semana de outubro.

O vice-reitor e a pró-reitora de extensão e cultura fizeram o sorteio do tablet. Imagem: Ana Assunção

Também prestigiou o evento o vice-reitor da UFPR, professor Rogério Mulinari, que destacou o grande público presente como um ponto importante. “Venho de um tempo em que na plateia destes eventos havia apenas aqueles que iriam apresentar trabalhos. Quando o último trabalho estava sendo apresentado, a audiência estava praticamente vazia, muita vezes apenas com o avaliador da banca”, recorda. Ao lado da pró-reitora de Extensão e Cultura, Deise Cristina de Lima Picanço, o professor ainda realizou o sorteio de um tablet, de acordo com números distribuídos durantes a tarde aos participantes.

“Nós precisamos continuar realizando este tipo de programação, mostrando a importância da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”, afirma Iara. Ao longo da Siepe, foram apresentados projetos integrantes do Evento de Iniciação Científica (Evinci), do Evento de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Einti), do Encontro de Atividades Formativas (Enaf) e do Encontro de Extensão e Cultura (Enec). Nos dias 9 e 10 de outubro, a Siepe acontece em Palotina.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]