Curso de Tecnólogo em Orientação Comunitária da UFPR – Setor Litoral recebe nota máxima de comissão do MEC

19 setembro, 2014
18:27
Por
0
Ensino e Educação

O curso de Tecnólogo em Orientação Comunitária da UFPR (Universidade Federal do Paraná) – Setor Litoral recebeu nota máxima (5) em processo de avaliação feito por uma equipe de técnicos do MEC (Ministério da Educação e Cultura) entre 28 e 29 de agosto deste ano.

Coordenado pela professora doutora Angela Massumi Katuta, o curso foi criado em 2007 e passou à modalidade tecnológica em 2010. Sua proposta é contribuir para o desenvolvimento social do Litoral e do Vale do Ribeira do Paraná, a partir do conhecimento e do diálogo com os movimentos sociais. O foco do curso é o protagonismo por meio da elaboração de projetos voltados às demandas locais.

Estas foram algumas características principais do curso percebidas pela equipe avaliadora, formada pelas docentes Silvana Pirillo Ramos (coordenadora da comissão) e Karla Ingrid Pinto Cuellar. Elas tiveram reuniões com a Administração Superior, CPA, NDE, coordenação, docentes e discentes. Isto lhes possibilitou identificar o comprometimento e a preocupação geral com os resultados obtidos pelo curso. As avaliadoras afirmaram que nunca haviam encontrado projeto tão inovador ao longo de quase uma década de experiência.

Silvana Pirillo Ramos e Karla Ingrid Pinto Cuellar recomendaram ainda que o curso documente seu coeso e consistente processo formativo. Somado a isso, consideraram que o curso é o único do gênero no Brasil, servindo de referência nacional para outras instituições de ensino superior.

Segundo os docentes do curso, esta inovação é traduzida de várias formas. Entre elas, a excelência educacional recebida pelos alunos, a consistência teórico-prática fundada na indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão; e a intensa transformação pessoal dos estudantes, que atuam alinhados com os interesses e práticas das comunidades locais de onde vieram. (Com informações e a colaboração dos alunos e professores do curso)

 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]