UFPR recomenda uso de equipamentos de proteção individual

09 agosto, 2013
18:13
Por Priscila
0
Extensão e Cultura

Oficina realizada em Tuneiras do Oeste discute uso de equipamentos de segurança - Foto: Stephanie Oliveira/ ITTI

A que riscos estão submetidos os profissionais que não utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)? Quais os mais adequados para cada atividade? Como devem ser usados corretamente? As respostas para estas questões foram apresentadas pela professora da UFPR Sonia Haracemiv, aos 25 trabalhadores da obra realizada na BR-478, no trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste.

A docente, que atua no Programa de Educação Ambiental (PEA), explica que o objetivo da oficina foi conscientizar os participantes a respeito da importância do uso dos equipamentos de proteção, de forma individual e da equipe garantindo, assim, a segurança e saúde de todos.

Durante a oficina, foram projetadas imagens dos trabalhadores atuando nas obras de pavimentação e apontados os principais perigos a que estão submetidos. Carlos Alexandre Gomes, integrante da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), “o curso foi muito importante porque a partir de agora tomaremos mais cuidado, pois fomos alertados dos problemas que podem ser causados pelo não uso dos EPIs”.

Além desta formação, outras atividades foram desenvolvidas no primeiro semestre deste ano, com os trabalhadores da obra, realizada pela UFPR através do Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestrutura (ITTI). Dentre elas, é destaque a oficina realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que orientou o público sobre a Leishmaniose, doença causada por mosquito muito comum na região.

O Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI) da Universidade Federal do Paraná atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, como em rodovias, ferrovias, portos entre outros. Com uma equipe técnica formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos do ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial do espaço, questões socioambientais e uso de recursos naturais.

Celsina Favorito, com informações do ITTI/IPEA.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]