A UFPR (Universidade Federal do Paraná) participa diretamente da organização de um importante evento que será promovido nos dias 23 e 24 de setembro no Centro de Eventos Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), em Curitiba: o 1º Workshop de Integração Nanoreg da União Européia.
Promovido pelo SisNANO (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias), em parceria com o Instituto Senai de Inovação e a FIEP-PR, o encontro recebe o apoio do Laboratório Central de Nanotecnologia da UFPR e reunirá especialistas e pesquisadores de dezenas de países.
Um dos temas relevantes a serem debatidos no workshop será a proposta de ingresso do Brasil no projeto europeu NanoReg. Iniciativa voltada à regulação no segmento, o projeto reúne mais de sessenta instituições de quinze países, quatro deles de continentes fora da Europa – Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e Japão. A iniciativa é coordenada pelo Ministério de Infraestrutura e Meio Ambiente da Holanda.
“É muito importante inserir o Brasil no debate sobre este tema, que já ocorre em outros países”, comentou a coordenadora do evento e do Laboratório Central de Nanotecnologia da UFPR, Graciela Ines Bolzon de Muniz. Além do Brasil, China e Rússia estudam sua adesão ao projeto.
Nanotecnologia
A nanotecnologia é o estudo e a manipulação da matéria em escala atômica e molecular. O SisNANO é formado por um conjunto de laboratórios dedicados às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em um amplo espectro de nanotecnologias. Entre seus objetivos estão mobilizar as empresas instaladas no Brasil e apoiar as suas atividades; promover o avanço científico e tecnológico e a inovação; aperfeiçoar e reforçar a infraestrutura existente, e universalizar este acesso à comunidade científica brasileira.