A Universidade Federal do Paraná completou 105 anos no dia 19 de dezembro. Uma longa história, que influenciou e mudou a vida de milhares de pessoas. Para celebrar, o portal da UFPR está publicando depoimentos de pessoas que têm ou tiveram vínculo com a universidade em algum momento.
Luiz Hamilton Ribas, economista formado pela UFPR e fundador da ASID – um negócio social reconhecido dentro e fora do Brasil. Campus Botânico.
“Aos 17 anos, fase em que prestaria vestibular, precisei passar por uma cirurgia que poderia ocasionar uma deficiência, ou mesmo minha morte. Meu grande sonho era entrar na UFPR e consegui: entrei no curso de Ciências Econômicas. Esse momento mudou minha vida e me fez enxergar o mundo de uma forma diferente e a pensar sobre como usar meu potencial.
Na primeira semana do curso, conheci a Empresa Júnior JR Consultoria, formada por estudantes dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas, que trabalhavam voluntariamente, orientados por professores, em suas futuras áreas de atuação. O foco era atender pequenas e médias empresas que não teriam condições de pagar consultorias de mercado, em busca de preços acessíveis.
Fiquei na empresa júnior por dois anos. Lá, eu me desenvolvi sobremaneira: tive a oportunidade de desenvolver o empreendedorismo, colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula e conhecer uma rede de pessoas empreendedoras, com objetivos compartilhados.
Foi na JR Consultoria que conheci dois grandes amigos, o Alexandre e o Diego. Em comum, tínhamos a vontade de fazer a diferença. Então, decidimos começar a Ação Social para Igualdade das Diferenças, hoje ASID, uma organização que une empresas, voluntários, instituições e pessoas com deficiência para a construção de uma sociedade mais inclusiva. A história continua sendo escrita todos os dias, mas só temos a agradecer à UFPR pela oportunidade de estudo e por apoiar iniciativas oferecendo um espaço onde pudemos dar os primeiros passos como ASID.
Parabéns pelos 105 anos de uma história linda e fundamental para o Paraná”.”
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]