logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“O pensamento de Rudolf Steiner” será lançado nesta sexta, 8h30

O livro resulta de parceria entre a UFPR e a Alanus Hochschule, da Alemanha. Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.

Uma importante obra que resulta de parceira firmada entre a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Alanus Hochschule, da Alemanha (primeira universidade do mundo com ênfase nas pedagogias alternativas, em especial a Pedagogia Waldorf) será lançada nesta sexta-feira (dia 5), às 8h30, na Sala Homero de Barros, no Edifício D. Pedro I, em Curitiba: “O pensamento de Rudolf Steiner no debate científico”.  Além do lançamento, haverá ciclo de palestra com autores e convidados, no mesmo local.

Os organizadores do livro são Tania Stoltz e Marcelo da Veiga. Publicado pela Alínea Editora, a obra tem 247 páginas e dez capítulos. A obra também contêm contribuições de pesquisadores da Universität Witten/Herdecke, na Alemanha, e de outras universidades brasileiras.

Há quatro capítulos dedicados ao projeto Arte e Vida, desenvolvido desde 2010 entre a Alanus Hochschule e a UFPR. Estes capítulos foram escritos pela professora Tania em parceria com os professores Karoline Schleder (Arte só para artistas?), Jonas Bach júnior (Educação, arte e liguagem em Steiner e Vygotsky), Sandra Suely Soares Bergonsi (Arte e sua relação com a vida: para além do entretenimento) e Fernanda Hellen Ribeiro (Ciência e arte na Educação de superdotados). Rudolf Steiner foi um filósofo, educador, artista e esoterista.  Fundou a Antroposofia e a Pedagogia Waldorf. Nascido na fronteira austro-húngara em 1861, ele faleceu em 1925.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...