logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki no 16º Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, participa desde 18/10, do 16º Encontro de Reitores do Grupo Tordesilhas, em Málaga (Espanha). Dia 20, último dia do evento, Zaki visitará uma incubadora tecnológica na cidade.

Ainda neste dia, às 13h, haverá assembléia dos reitores para a escolha do novo presidente do Grupo Tordesilhas, que exercerá seu mandato por um ano. No esquema de rodízio definido pelos seus integrantes, um brasileiro assumirá o posto. Zaki Akel Sobrinho comandou o grupo entre 2012 e 2013.

Yunnus em Curitiba

A UFPR também participa do 16º Encontro com a professora Ana Lucia Jansen de Mello de Santana, do Departamento de Economia, coordenadora do curso Empreendedorismo com Foco em Negócios Sociais. Ela conduz, dia 20/10, um painel sobre o tema “Empreendedorismo, Inovação e Incubadora Tecnológica”.

A professora falou também sobre a importância do curso de extensão que coordena, a parceria da UFPR com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no desenvolvimento de ações voltadas a este campo e ainda sobre a visita do prêmio Nobel da Paz de 2006 a Curitiba, Muhammad Yunus. O economista esteve na cidade em 3 de maio deste ano para participar do Congresso Internacional de Negócios Sociais e Empreendedorismo.

O Grupo Tordesilhas é uma rede acadêmica que reúne 55 universidades do Brasil (29 instituições), de Portugal e da Espanha. Objetiva promover a colaboração entre as universidades nos campos da ciência, da tecnologia e da inovação, com destaque para a cooperação científica e educacional. A organização foi criada em junho de 2000, durante a 1ª Reunião de Reitores das Universidades do Brasil, Espanha e Portugal como uma comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...