logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki Akel Sobrinho participa do 2º Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa

O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, participou nos dias 15 e 16 deste mês, em Paris (França), do 2º Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa. No primeiro dia do encontro, o reitor coordenou a Oficina 3, que abordou a “Cooperação franco-brasileira no campo das ciências humanas e sociais, das artes e da cultura”. O tema integrou o Painel 2 do evento: Cooperação franco-brasileira no Ensino Superior.

Criado em 2006 para acompanhar as parcerias e os programas de cooperação existentes entre ambos os países no campo do ensino superior e da pesquisa, o Fórum Franco-Brasileiro do Ensino Superior e da Pesquisa teve sua primeira edição em Brasília, de 11 a 13 de novembro de 2009.

Nesta primeira edição, o encontro debateu temas de grande importância para os dois países. Entre eles, a reforma universitária no Brasil, a cooperação científica e universitária franco-brasileira, a globalização e abertura para as universidades, a formação de nível superior na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Universidade Aberta do Brasil, e equidade social no ensino superior e a promoção da inovação tecnológica.

O Fórum Franco-Brasileiro tem dois objetivos principais: estimular a cooperação franco-brasileira da educação superior e da pesquisa e acordar os termos da implementação de um plano de trabalho para o aprofundamento da cooperação e enfrentamento dos desafios que existem nos sistemas de educação superior e pesquisa dos dois países.

 

pt_BRPortuguese