logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki Akel participa do 3º Encontro Internacional de Reitores

 

O reitor da UFPR (à esq.) participou de um painel sobre o tema “Organização, governo e financiamento. O que devemos mudar?

O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, participou ontem (dia 29), no Rio de Janeiro, do 3º Encontro Internacional de Reitores – Universia Rio 2014, que neste ano teve como tema “A Universidade do Século XXI: Uma reflexão da Ibero-américa”. O encontro começou na segunda-feira (dia 28) e registrou  as presenças de 1103 reitores e reitoras de 32 países.

Zaki foi um dos integrantes do painel sobre “Organização, governo e financiamento. O que devemos mudar?”, presidido pelo reitor da Universidade de Buenos Aires (Argentina), Alberto Edgardo Barbieri. Ao lado dele, participaram da mesa ainda o reitor da Universidade do Porto (Portugal), Sebastião Feyo de Acebedo; Juan Juliá (Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha); e Rosa Elena Pinos Neira – Rectora Escuela Superior Politécnica de Chimborazo, Equador

Futuro da Universidade

Mais de mil reitores participaram da Universia 2014, no Rio de Janeiro.

A Universia é a rede de universidades mais importante do mundo e agrupa 1.262 universidades de 23 países, representando um total de 16,2 milhões de alunos e professores. No encontro, entre outros temas, foram analisados o futuro da universidade, sua capacidade de resposta às demandas da sociedade e o melhor modo de favorecer o relacionamento entre as instituições ibero-americanas e do resto do mundo.

A eleição do Rio de Janeiro como sede do III Encontro se realizou em consideração da comemoração dos 450 anos da fundação da cidade, em reconhecimento da importância e qualidade do sistema universitário brasileiro – com 220 universidades formando parte da Universia – e ao protagonismo e liderança crescente do Brasil no mundo.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...