logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki Akel inaugura sala no HC com quadro da ex-diretora Heda Amarante

Molinari (à esq.), Heda, Akel e Edson no descerramento do quadro da ex-diretora do HC - Foto: Marcos Solivan

O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, inaugurou dia 29/04,  a nova sala do Conselho de Administração do Hospital de Clínicas e descerrou quadro contendo foto da ex-diretora-geral da instituição, professora Heda Amarante. Ela dirigiu o HC entre 2 de fevereiro de 2009 a 10 de junho de 2013. Reformado, com um monitor de TV de última geração e acesso à internet, o espaço contém ainda novos quadros dos demais 22 ex-diretores do Hospital de Clínicas.

Primeira mulher a dirigir o HC, Heda recebeu elogios do reitor. “Ela representa a força da mulher. Fez um trabalho bonito e importante de acolhimento e de valorização do ser humano. A Heda atendeu ao nosso pedido de abrir o diálogo com todos, em um momento de crise do País, e entregou o HC em ótimas condições”, comentou. Zaki Akel também também elogiou a nova sala. “Espero que seja um espaço de construção coletiva”.

O reitor da UFPR lembrou ainda o fato de o Hospital de Clínicas ter papel essencial para a comunidade. “O HC atende 100% dos seus pacientes pelo SUS, é o maior hospital do Estado e exerce um papel fundamental, sobretudo para as comunidades mais carentes”. Zaki Akel destacou o trabalho que o HC e a direção da UFPR desenvolvem, junto ao Governo Federal e às lideranças políticas do Paraná, para prestar o melhor serviço à comunidade. “Estamos fazendo o máximo que podemos, mas não queremos que haja tanto heroísmo aqui. Precisamos de mais gente e dinheiro para fazer com que o Hospital de Clíncias seja de novo uma das grandes referências em saúde do País”.

Primeira diretora

A mesma posição foi defendida pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, que destacou o fato de a sala do Conselho de Administração ser um “importante espaço de memória e também de confraternização”. Molinari também elogiou a trajetória de Heda – sua ex-colega na Faculdade de Medicina e amiga há 42 anos. “Espero que ela seja a primeira de muitas diretoras mulheres do HC. Administrar um hospital como este em meio a dificuldades internas e externas tão grandes não é tarefa para amadores”, comentou. O vice-reitor disse que este trabalho merece ainda mais destaque pelo fato de não existirem “unidades formadoras” de diretores. “Isto torna o aprendizado mais longo e difícil”.

O diretor-geral do HC, Flávio Daniel Tomasich, lembrou a importância do novo espaço. “Nós tivemos o desafio de valorizar o espaço, sem perder a tradição, incorporando a tecnologia”, comentou. Já a ex-diretora Heda agradeceu a todos pela homenagem e parabenizou o trabalho do seu sucessor. “O Flávio e toda sua equipe administram o HC com esforço, dedicação e competência”. Heda considerou ainda que o destaque da sua gestão foi o desenvolvimento humano. “Nós demos ênfase à qualidade dos serviços e à humanização do Hospital. Mesmo em meio à crise conjuntural que enfrentamos, fiquei satisfeita com os resultados que obtivemos e com o trabalho da equipe que trabalhou comigo. Eu não teria feito nada sem vocês”, concluiu. Além de Akel, Mulinari, Flávio e Heda, participou ainda do descerramento do quadro com a  foto da ex-diretora o diretor do Corpo Clínico do HC, Edson Novak.

Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...