logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Zaki Akel e reitores apresentam reivindicações à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro Mercadante

Os reitores entregaram nove reivindicações à presidenta Dilma Rousseff. Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República.
Os reitores entregaram nove reivindicações à presidenta Dilma Rousseff. Imagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República.

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e os reitores de instituições federais de ensino superior de todo o País, reuniram-se hoje com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, para apresentar uma pauta contendo nove reivindicações.

Os reitores pediram: 1) Construção dos Planos de Desenvolvimento das Universidades (PDUs) para os próximos 10 anos, para garantir o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e a consolidação do REUNI; 2) Construção de um Programa de Formação de Professores para a Educação Básica, com o objetivo de contribuir com a formação inicial de uma parcela dos 500 mil professores existentes hoje nas redes de ensino e com a educação continuada para uma parcela de, aproximadamente, um milhão de professores, com a utilização indispensável da modalidade a distância; e 3) Definição de um programa de modernização da gestão das universidades.

Sugerem, ainda: 4) Criação de um programa para intensificação da internacionalização; 5) Definição de um programa de fortalecimento do processo de comunicação nas universidades, com projetos para a teleeducação, incluindo aí rádio, TV e internet, com consolidação da RNP em todos os campus; e 6) Plano de apoio às novas universidades e campus;

Finalmente, os reitores das instituições federais pediram: 7) Agilização na implantação das pactuações feitas entre o governo e as universidades em termos de infraestrutura e de recursos humanos;  8) Consolidação do Programa de Reestruturação dos hospitais universitários, com apoio na ampliação do financiamento da EBSERH e revogação da portaria que isenta o ministério da Saúde de suas responsabilidades; e 9) O envio ao Congresso Nacional da Lei de Autonomia das Universidades. O documento recebe o apoio de todos os reitores e é assinado pela presidenta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Maria Lúcia Neder.

Aurélio Munhoz, com Assessoria de Comunicação da Andifes.

Fotos: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...