Zaki Akel é eleito 1º vice-presidente da Andifes

05 agosto, 2014
17:51
Por
0
UFPR

A nova Diretoria Executiva da Andifes foi eleita para um mandato de um ano. Foto: Andifes

O reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho, foi eleito 1º vice-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). O presidente será o reitor da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), Targino de Araújo Filho, que comandará a organização no biênio 2014-2015.

Além de Targino e de Zaki Akel, integram a nova diretoria Márcia Perales Mendes Silva, da Universidade Federal do Amazonas (2ª vice-presidente); e Natalino Salgado Filho, da Universidade Federal do Maranhão, e Orlando Afonso Valle do Amaral, da Universidade Federal de Goiás (suplentes dos 1º e 2º vice-presidentes, respectivamente). (Assessorias de Comunicação Social da UFPR e da UFSCAR). O secretário executivo é Gustavo Balduino.

A eleição foi promovida durante a CXXXIII Reunião do Conselho Pleno, na Universidade Federal do Ceará, no último dia 1º.  A nova Diretoria Executiva da Andifes tem a primeira reunião marcada para 12 de agosto, em Brasília. O objetivo da reunião é discutir e preparar a agenda da Associação para o segundo semestre de 2014 e, ainda, receber os presidentes e coordenadores dos Fóruns e Colégios ligados à Andifes.

Papel estratégico

O novo presidente disse que o ponto principal da agenda da Andifes é a consolidação do papel estratégico que as universidades federais desempenham no desenvolvimento social e econômico do País. “Isto envolve, de um lado, a consolidação do processo de expansão já vivenciado por nossas universidades e, de outro, o debate e implementação da Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais, que entregamos à Presidenta Dilma Rousseff no início deste ano”, afirmou Targino de Araújo Filho.

Ele ressaltou a importância do prosseguimento aos projetos desenvolvidos pela gestão anterior. “Sucedemos uma Diretoria Executiva que teve uma atuação intensa diante dos Ministérios, Governo Federal, Câmara dos Deputados e Senado. Vamos dar continuidade a esse trabalho”, afirmou.

O novo presidente da Andifes disse ainda que pretende encaminhar ao Congresso o projeto de Lei Orgânica das instituições, pretende resolver a questão do passivo financeiro da entidade, e dar os encaminhamos às demandas das universidades referentes à implementação do PNE (Plano Nacional de Educação), aprovado este ano pelo Congresso Nacional. (Assessorias de Comunicação da UFPR e da Andifes)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]