logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

XII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão debate “Liderança transformadora para alta performance”

Zaki: "“Nosso objetivo é alinhar esforços em benefício da sociedade. Temos muitos talentos na UFPR e muito a oferecer nesta parceria". Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki: ““Nosso objetivo é alinhar esforços em benefício da sociedade. Temos muitos talentos na UFPR e muito a oferecer nesta parceria”. Imagem: Samira Chami Neves.

O consultor e executivo de Gestão do Capital Humano Bernt Entschev disse hoje em Curitiba, na abertura do XII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão, que a substituição do presidente da República é insuficiente para tornar a máquina pública federal mais eficiente e ética. “As pessoas precisam entender que o Poder Executivo tem que agir de acordo com a lei. Não importa quem seja o presidente”, comentou.

Para Entschev, é preciso haver uma mudança da “conceituação global” das pessoas sobre certos paradigmas da administração pública – como a estabilidade para todos os servidores públicos e as promoções de carreira concedidas apenas por tempo de serviço – e o fim da impunidade. “Os servidores públicos são uma elite formada por pessoas inteligentes e muito preparadas. Mas, muitas vezes, seu comportamento muda, ao longo do tempo, e elas se habituam a práticas ruins para o serviço público. Por isso, as mudanças têm que ser profundas. E só se muda isso com educação”, comentou.

Talentos da UFPR

O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, disse que o XII Fórum do Comitê de Benchmarking é importante como espaço para a discussão e a troca de experiências de boas práticas de gestão. “Nosso objetivo é alinhar esforços em benefício da sociedade. Temos muitos talentos na UFPR e muito a oferecer nesta parceria. A qualidade dos nossos parceiros nos orgulha”, afirmou.

A UFPR tem três representantes do Comitê  (os professores Vera Lucia Bello Chagas, Gustavo Abib e Joel Souza e Silva), que neste ano está sendo coordenado pela Universidade Federal do Paraná.  O XII Fórum do Comitê de Benchmarking para Excelência na Gestão foi promovido no Auditório do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, no campus Botânico.

O objetivo do comitê é a estruturação de uma rede de relacionamento entre organizações que objetivam a conscientização para a busca da excelência na gestão e a disseminação de práticas de sucesso nas empresas integrantes. “Temos vários objetivos. Um deles é trazer uma metodologia que possa melhorara eficiência das empresas públicas e privadas”, comentou Abib.

O encontro registrou a presença da diretora do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, Ana Paula Cherubim, e teve ainda palestras com Ana Paula Camargo (diretora de Recursos Humanos da Renault),  Ilson Rezende (sócio-fundador da DB1 Global Software, líder empresarial do setor de TI na região noroeste do Paraná) e Wander Mendes (sócio-fundador da Model Thinking e professor na FGV, UP, EBS, Tear e Sociesc).

 

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...