logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

XI Encontro Estadual de Academias de Letras do Paraná, de 23 a 25 de setembro

A abertura do XI Encontro Estadual de Academias de Letras do Paraná, o primeiro em Curitiba, acontece às 19h30 do próximo dia 23, na UFPR.

A presidente,  Chloris Casagrande Justen, e a acadêmica Adélia Maria Woellner farão a abertura do evento, a seguir, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, também acadêmico, abordará o tema “Por que estudar História do Brasil de hoje”.

Às 8h30 do dia 24, Chloris  apresenta o projeto “A Academia vai à Escola”. Esta atividade é uma inserção da Academia na vida da comunidade e o exemplo deve ser melhor conhecido e debatido pelos participantes do encontro. Às 10 horas, os acadêmicos Adélia Maria Woellner e Antônio Celso Mendes falam sobre “A Academia, a Literatura e a Formação da Cidadania”.

“A Academia hoje”  uma apresentação, a partir das 11 horas, de presidentes de dez academias, sobre a atuação de cada uma dessas academias e de seu trabalho em cada uma das cidades, em mesa sob a coordenação do jornalista e acadêmico Nilson Monteiro. O critério de escolha das academias, segundo os organizadores, privilegiou aquelas que já realizaram encontros regionais nas cidades sedes. Às 14h30, haverá uma apresentação dos Calouros do Ritmo.

Às 15 horas, o debate sobre “Literatura no Paraná”. A coordenação é da acadêmica Marta Morais da Costa, com participação dos escritores Ernani Buchmann, João Manuel Simões, Paulo Venturelli e Eduardo Virmond. Às 18h30,  apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba, na Capela Santa Maria.

No dia 25, às 10 horas, haverá uma visita, opcional, à Biblioteca Pública Paraná. Às 18 horas, o encerramento com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Benoit Fromanger, no Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). O evento faz parte das comemorações dos 80 anos da Academia Paranaense de Letras.

Sugestões

Post Evento janeiro
Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...