ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Workshop debate intervenções nos terrenos de marinha em linha de costa – 8 de junho

Na data em que é celebrado o Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, em parceria com o o Ministério Público do Paraná (MPPR), o V Workshop de Gerenciamento Costeiro do Paraná (V Gerco), evento que tem a finalidade de discutir e amplificar o conhecimento sobre intervenções nos terrenos de marinha em linha de costa, bem como a maneira legal de planejar tais ações. O Workshop será realizado pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea no canal da Maris Empresa Junior de Oceanografia no YouTube.

As instituições buscam, por meio de debates com a sociedade, dirigir esforços para as boas práticas de gestão com ações propositivas e transparentes aos usuários desses ambientes costeiros, em especial, pescadores artesanais e praticantes de surf. Devido à pandemia de Covid-19, a participação da sociedade neste debate será viabilizada de forma remota. Os debates serão interativos e terão o objetivo de gerar esclarecimentos e de propiciar a compreensão sobre os caminhos de gestão integrada, em âmbito institucional e científico.

Os desafios para a gestão dos territórios litorâneos se tornaram profundamente complexos nas últimas décadas, diante da pressão imobiliária de uso esporádico sobre os balneários à beira-mar. Assim, as decisões exigem harmonização entre a interdisciplinaridade da ciência e a lei para propiciar soluções baseadas na justiça social e ambiental, na otimização de gastos públicos e na segurança jurídica.

As soluções alternativas de menor impacto, de baixos custos de investimento e de manutenção ao erário aos problemas de gestão costeira – como o de erosão em assentamentos urbanos de praias turísticas – precisam ser conhecidas e discutidas. A proteção do patrimônio natural e cultural e seus serviços ecossistêmicos prestados podem atender e aperfeiçoar as orientações legais e promover esclarecimentos aos usuários de tais territórios e ambientes, visando a decisões mais integradas, seguras e inclusivas.

Programação

No evento, que tem início às 7h30, serão abordados tópicos como as intervenções em linha de costa no Brasil e a resiliência aos impactos de obras e ações preventivas aos usuários do surf e da pesca artesanal. Entre os participantes convidados estão professores e pesquisadores da UFPR, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); membros do MPPR; integrantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná (Sedest/PR) e da Superintendência do Patrimônio da União no Paraná (SPU/PR); e representantes do Programa Brasileiro de Reservas de Surf.

As instituições envolvidas comprometem-se a, tão logo haja condições sanitárias e epidemiológicas, receber as pessoas interessadas em auditórios e campi para promover discussões sequenciais, com o intuito de possibilitar a participação em torno de projetos relacionados ao tema do evento, não desviando-se das obrigações que antecedem os rumos da cidade no âmbito do Plano Diretor Municipal.

Fique atento às redes sociais da Maris Empresa Junior de Oceanografia.

Década do Oceano

No primeiro ano da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, promulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reconhecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), as ações proativas de boa governança devem superar vontades que não estejam integradas à lei, às orientações da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar e ao estado da arte acerca das dinâmicas costeiras, quais sejam suas autorias e propaganda.

Coalizão UFPR pela Década do Oceano

Uma parceria entre a UFPR e a Unesco mobiliza ações relacionadas à Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, estipulada pela Organização das Nações Unidas para os anos de 2021 a 2030. A “Década do Oceano” construirá uma estrutura comum para que a ciência oceânica garanta a implementação da Agenda 2030 no âmbito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Na UFPR, a ação começou a ser articulada pelo Programa de Pós Graduação em Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos. Com a formação de uma rede colaborativa de pesquisadores, o grupo lançou um perfil no Instagram com um desafio para a sociedade pelo desenvolvimento sustentável. Foram mais de 1400 perfis engajados na campanha “30 dias pelos Oceanos”.

Saiba mais

Sugestões

Sextas na pós debate mundo digital, fake news e práticas curriculares
O projeto “Sextas na pós: conversas com professores(as)”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação...
Jornada marca dez anos de políticas públicas de educação ambiental no Paraná
O Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (CEAPP), parceria entre a Universidade Federal...
UFPR oferece oficina gratuita sobre introdução alimentar de bebês
Pais e cuidadores de bebês podem participar gratuitamente da Oficina Alimentar Complementar Saudável...
Oficina on-line e gratuita sobre inteligência artificial na vida acadêmica
Pesquisadores e especialistas em inovação promovem, no dia 19 de agosto às 9 horas, a oficina “Transforme...