logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Volta às aulas para o segundo semestre é nesta segunda-feira (03)

Volta às aulas 2015-2 2Mais de 30 mil alunos dos 117 cursos da UFPR voltam às aulas nesta segunda-feira (03). O segundo semestre letivo de 2015 segue até 30 de novembro.

As aulas têm início em todos os campi da Universidade, localizados nas cidades de Curitiba, Matinhos, Pontal do Paraná, Palotina e Jandaia do Sul. No entanto, apenas 18 cursos de Curitiba e Palotina contarão com novos alunos vindos do último vestibular e do processo seletivo do Sisu : Agronomia, Enfermagem, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Física, Medicina, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Terapia Ocupacional, na capital; e Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Medicina Veterinária e Tecnologia em Biotecnologia, no município de Palotina.

Os cerca de 900 calouros já têm uma importante responsabilidade logo nos primeiros dias: realizar a confirmação de sua matrícula. O procedimento, embora bastante simples, merece atenção redobrada dos estudantes, pois pode colocar em risco a vaga conquistada. De acordo com o Calendário Acadêmico da UFPR, o aluno ingressante no segundo semestre tem de 03 a 05 de agosto para comparecer pessoalmente à coordenação de seu curso e assinar a lista de confirmação de vaga.

Perfil

Entre os dois semestres de 2015, a Universidade Federal do Paraná recebe quase 5 mil novos alunos. Segundo dados reunidos pelo Núcleo de Concursos da UFPR junto aos aprovados no Vestibular 2014/2015, a maioria desses estudantes tem até 23 anos (77%) e é proveniente do próprio Paraná (85%).

O perfil socioeconômico também evidencia o funcionamento do sistema de cotas e a importância de uma instituição federal de ensino superior que, cada vez mais, interioriza suas atividades pelo estado. Quase 60% dos calouros vêm de família com renda total que não passa de cinco salários mínimos e 42% cursaram ensino fundamental e médio integralmente em escolas públicas.

Esses novos alunos foram aprovados em um processo seletivo de marcas históricas. Além de ser o maior da história da UFPR, com 57.068 candidatos, disputando 4.830 vagas em 117 cursos, o Vestibular 2014/2015 registrou também o maior número de inscritos do Paraná – 49.198 (86,21% do total). No Vestibular 2013/2014, foram 43.383 candidatos do Estado (80,93% dos 53.603 inscritos).

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...