logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Violência de gênero integra instituições em Seminário Regional

seminario-regional-violencia-de-genero_clademO Seminário Regional Violência de Gênero: desafios para o campo dos direitos humanos reunirá pesquisadoras, profissionais e ativistas brasileiras e da América Latina para colocar em discussão um dos temas mais preocupantes da sociedade atual.

Promovido pela Comissão de Estudos de Violência de Gênero da OAB Paraná (Cevige), em parceria com o Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem Brasil) e apoio da UFPR, o evento é resultado de integração inédita entre todas as entidades envolvidas, o que proporcionou a participação de palestrantes internacionais e um debate com máxima diversidade d etemas.

Entre os assuntos, maternidade e aborto legal, feminismo e racismo, multiculturalismo e justiça social, política e autonomia das mulheres, violência doméstica e familiar, violência na internet, gênero e violência. “O seminário não abrange toda a temática de violência mas foram escolhidos os temas mais emblemáticos, atuais, recorrentes e alguns novos, que são poucos debatidos, para discutirmos durante o seminário”, comentou a presidente da Cevige, advogada Sandra Lia Bazzo Barwinski.

Professora da UFPR, Marlene Tamanini, falará sobre. FOTO: Reprodução UFPRTV
Professora da UFPR, Marlene Tamanini, falará sobre Biopolíticas da Maternidade e dos Embriões. FOTO: Reprodução UFPRTV

Palestrantes do Brasil, Paraguai, Colômbia, México e Peru, com atuação na área de direitos humanos e defesa dos direitos das mulheres estarão à frente das discussões. Pela UFPR, participa a professora Marlene Tamanini, que ministrará o tema Biopolíticas da Maternidade e dos Embriões. Integrante da Comissão de Pró-Equidade, Gênero e Raça e coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero da Universidade, a professora ministrou e ministra outras disciplinas com ênfase em gênero e trabalho, sexualidade, reprodução, família e corpo. Além disso, pesquisa produções tecnológicas e biomédicas em laboratório e seus efeitos produtivos e prescritivos na reprodução, nos corpos, nos embriões, na filiação, na maternidade, paternidade e família.

O evento destina-se não só aos advogados, mas todos os profissionais interessados no tema como psicólogos, médicos, enfermeiros, cientistas políticos, antropólogos, filósofos, professores e estudantes. O Seminário será realizado de 15 a 17 de outubro, na sede da OAB Paraná. As inscrições devem ser feitas com antecedência pelo site seminarioviolenciadegenero.com.br, onde também está disponível a programação completa.

A realização do Seminário Regional tem apoio do Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige), da Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária da Mulher; da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e da Universidade Federal do Paraná que, por meio da UFPRTV, também irá acompanhar todo o evento.

Iniciativa
Integrando suas políticas institucionais em defesa dos direitos humanos e do combate à violência, a UFPR possui uma iniciativa inédita entre as universidades federais: o programa Conte Conosco. Entre outras ações, a proposta dispobiliza uma plataforma virtual que funciona como grande ambiente onde pessoas que se sentem vítimas da discriminação e da violência podem se encontrar com especialistas e pesquisadores preparados para lidar com as diversas frentes que a problemática pode gerar.

banner_conteconosco
Campanha de divulgação da iniciativa foi lançada em agosto deste ano. IMAGEM: Divulgação

A ideia surgiu a partir da necessidade percebida pela Universidade de que um posicionamento mais firme e transparente precisava ser adotado contra a intolerância e a violência entre estudantes, professores e técnicos. Assim, a UFPR convidou para pensar e agir – de forma colaborativa – mais de 20 entidades envolvidas com questões de gênero, direitos humanos e promoção da igualdade racial. Os grupos aceitaram o desafio e passaram a se reunir junto com a Reitoria para discutir estratégias de enfrentamento, conscientização e institucionalização dos problemas. Desse compartilhamento de ideias, foi-se delineando o Conte Conosco. Conheça aqui.

Com informações da assessoria OAB/PR

Leia também:
UFPR lança programa inédito de combate à discriminação e à violência na comunidade acadêmica

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...