logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

VIII Desafio Intermodal acontece nesta sexta-feira, dia 29

O ponto de partida é no Centro Politécnico

 

Nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, às 18h, acontece em Curitiba o VIII Desafio Intermodal da cidade. Organizado pelo Programa Ciclovida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com o LACTEC e o Grupo PET do curso de Engenharia Civil da universidade, o evento visa avaliar qual o melhor transporte para se locomover na capital no “horário de rush”.

O Desafio consiste em um teste realizado simultaneamente entre vários modais. Às 18h, todos devem sair juntos do ponto inicial, em frente ao prédio da administração do Setor de Tecnologia no Centro Politécnico da UFPR, e se dirigirem para a Praça Santos Andrade, mas não sem antes passar no ponto intermediário, o Escritório Verde da UTFPR. Cada modal pode fazer o caminho que achar mais interessante, desde que passe pelo ponto intermediário e respeite as leis de transito.

Novidades

Esse ano, além dos modais tradicionais já utilizados no evento em anos anteriores – carro, moto, ônibus, bicicleta, bicicleta elétrica, locomoção a pé e locomoção a pé com o auxílio de ônibus – também estarão participando da prova um carro e uma moto movidos a eletricidade.

Um dos carros participantes do evento também terá acoplado em seu escapamento um medidor de emissão de poluentes. O cálculo acontece simultaneamente ao seu deslocamento durante a prova, exibindo os dados em um telão instalado na praça Santos Andrade.

Resultados no dia do evento

Nos anos anteriores, os resultados relativos ao consumo de combustível e emissão de poluentes só puderam ser divulgados após a confecção completa do Relatório do Desafio Intermodal. Entretanto, esse ano foi desenvolvido um programa que realizará os cálculos simultaneamente ao desafio, permitindo a divulgação dos resultados 20 minutos após a chegada do último participante.

Entre as autoridades convidadas para o evento estão o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet. Ambos já sinalizaram que deverão participar utilizando o modal bicicleta.

Serviço:

Data: 29/08 (sexta-feira)

Hora: 18h (largada)

Ponto de saída: Centro Politécnico da UFPR – hall de entrada do prédio da administração do Setor de Tecnologia, próximo ao mastro da bandeira do Brasil

Ponto intermediário: Escritório Verde da UTFPR – Av. Silva Jardim, 807

Ponto de chegada: Praça Santos Andrade

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...