logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Vestibular da UFPR inicia segunda fase com mais de 14 mil candidatos

Reitor Zaki Akel Sobrinho visita sala de provas - Foto: Marcos Solivan
Reitor Zaki Akel Sobrinho visita sala de provas - Foto: Marcos Solivan
Katriny Zamponi chegou ao Setor de Ciências Agrárias logo que os portões abriram para receber os candidatos à segunda fase do Vestibular da UFPR. Demonstrando calma, disse que está confiante em passar para o curso de Ciência da Computação. “A primeira etapa foi trabalhosa, espero que a prova de hoje seja bem elaborada, uma característica das provas da UFPR”, considerou ela. Bruno de Oliveira Serafian e os gêmeos Artur Cristoval Monteiro e Vitor Cristoval Monteiro pretendem cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “A primeira fase estava difícil, mas nesta etapa o nível de dificuldade será maior”, concordaram.

Katriny, Bruno, Artur e Vitor integram os classificados na primeira fase do Vestibular da UFPR que, nesta segunda etapa, totalizam 14.087 candidatos. Neste domingo, 01 de dezembro, as provas são de Compreensão e Produção de Texto. Ainda nesta segunda-feira (2), a mobilização continua, com as provas específicas, selecionadas de acordo com as diversas áreas, para 9.817 candidatos. No primeiro dia da segunda fase do Processo Seletivo faltaram 892 candidatos, equivalendo a 6,3 % do total previsto.

Segurança – “Segurança institucional foi um dos fatores que garante a qualidade do Vestibular da UFPR”, assinalou o reitor Zaki Akel Sobrinho logo após o fechamento dos portões do Setor de Ciências Agrárias. Na ocasião, destacou também o apoio da Polícia Federal; o trabalho dos 1.300 servidores, entre professores e técnicos administrativos e a organização primorosa do Núcleo de Concursos liderado pelo professor Raul von der Heyde.

Entrada dos candidatos à segunda fase do Vestibular 2013/2014 - Foto: Marcos Solivan
Entrada dos candidatos à segunda fase do Vestibular 2013/2014 - Foto: Marcos Solivan

Números – Este ano, a UFPR está oferecendo um total de 6.096 vagas (1.596 SiSU), para os 14.087 candidatos que estão disputando a segunda fase do Vestibular 2013/2014. Neste domingo, as provas estão sendo realizadas em 11 locais: PUC/PR; Centro Politécnico; Setor de Ciências Sociais Aplicadas; colégios estaduais Paulo Leminski; Xavier da Silva e Júlia Wanderley; Setor de Ciências Agrárias; Edifícios D. Pedro I e D. Pedro II; Setor de Ciências da Saúde e campus Palotina. A PUC/PR concentra o maior número de candidatos, são 4.024 concorrentes.

Candidatos entrando na sala de provas - Foto: Marcos Solivan
Candidatos entrando na sala de provas - Foto: Marcos Solivan

Cursos – O curso mais concorrido do Processo Seletivo desde ano é Medicina (70,59 candidatos/vagas); seguido de Arquitetura e Urbanismo (30,75); Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (29,29); quarto lugar vem Direito – manhã (28,31); Biomedicina (26,88) e Comunicação Social – Jornalismo, com 26,04 candidatos por vaga. Mais informações estão disponíveis no site www.nc.ufpr.br.

pt_BRPortuguese