logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Versão 2.0 do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós Graduação (SIGA/UFPR) já está disponível

SIGA

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação está disponibilizando a segunda versão do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (SIGAUFPR©), com muitas novidades que vão facilitar o acesso a pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação.É mais um passo para consolidar a estratégia de uma plataforma capaz de integrar todos os dados e atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento da pós-graduação em um único sistema de gestão, convergindo com todas as outras plataformas como Lattes, DGP (CNPq) e Sucupira (CAPES).O SIGAUFPR© foi desenvolvido em plataforma de software livre utilizando as mais modernas ferramentas de banco de dados e linguagens de programação voltadas para integração e acesso via internet. Incorpora resultados de pesquisa conduzida pela sua equipe técnica e que já resultou em registro no INPI de dois novos produtos de software: a plataforma SIGAUFPR© e o software para pesquisa e desambiguação de nomes com vistas à correta identificação de autoria em produção intelectual e também para identificar eventos científicos, utilizado a mesma abordagem da análise comparativa de genomas.

Segundo o coordenador da equipe do SIGA/UFPR, José Henrique Ferreira Pinto, esta nova versão 2.0 está integrada com diversas plataformas: a Lattes do CNPq para aproveitamento de produção intelectual, projetos de pesquisa, orientação, formação acadêmica, atuação profissional, inovação, eventos, bancas e citações. Com a plataforma DGP também do CNPq, para os grupos de pesquisa certificados com grupo, linhas de pesquisa, equipe docente e discente. Com a plataforma BANPESQ da UFPR, para o registro de projetos de pesquisa. Henrique esclarece que a integração com a plataforma Sucupira está em construção com a CAPES e a expectativa é de conclusão ainda em 2016. Quando concluída, deverá permitir que o SIGA exporte todos os dados para a Sucupira, reduzindo o trabalho dos Programas de Pós-Graduação.

BENEFÍCIOS:

Para o coordenador da SIGA/UFPR, duas grandes novidades desta nova versão são as interações completas com as plataformas MOODLE (apoio as atividades de docência) e com o WORDPRESS (geração e publicação de sites na internet). Desta forma, os docentes poderão ter acesso às facilidades do MOODLE sem precisar de outro acesso para criar seu curso/disciplina. A partir do Portal do Docente no SIGAUFPR©, através de um clique, este poderá criar sua disciplina no MOODLE com todos os dados da referida turma ofertada naquele período e o sistema irá registrar automaticamente o curso, turma, período, ementa, bibliografia, docentes e todos os alunos matriculados (internos e externos), com seus respectivos perfis de usuário e acesso. Todos recebem uma confirmação por e-mail e o acesso é único através do Portal do SIGA com o mesmo usuário e senha de cada um no SIGA.

Já a partir da integração com o WORDPRESS, todos os dados que existem registrados no SIGA para um determinado PPG poderão, a critério da coordenação do Programa de Pós-Graduação, ser escritos de forma dinâmica e em tempo real diretamente dentro do site do PPG, não sendo mais necessário fazer a atualização desses dados na forma tradicional. Por exemplo: a relação de discentes, docentes, grade curricular, grade horária do período, projetos de pesquisa, produção intelectual, dentre outras informações, podem refletir diretamente no site assim que sejam registradas no SIGA. Henrique explica ainda que esta versão do SIGA 2.0 já está preparada para integrar com as bases de dados da PROGEPE para dados de cadastro funcional, da PROGRAD para dados acadêmicos de discentes e docentes da graduação, da Biblioteca Central para exportar e depositar arquivos de teses, dissertações e trabalhos de conclusão de cursos, bem como para
disponibilizar API (Application Programming Interface) para diversos sistemas de informação.

Para a próxima versão, já em desenvolvimento, estão previstos aplicativos para dispositivos móveis para os portais de docentes e discentes (Androide e IOS), integração com a base de registros de CPF da Receita Federal e com a Fundação Araucária, para a gestão de convênios da UFPR. Também será desenvolvida a inserção de novos módulos do SIGA ampliando seu escopo com a iniciação científica e tecnológica, Solicitação de diárias e passagens, importação de bens e serviços para pesquisa, orçamento e execução financeira dos recursos de agências de fomento para a pós-graduação. Esta nova versão irá ainda incorporar no SIGA a plataforma de software livre Mconf-Web, disponibilizando a toda a comunidade acadêmica da pós-graduação as facilidades de videoconferências web e colaboração assíncrona, em escala global. O SIGAUFPR© – é uma plataforma aberta de propriedade patrimonial da UFPR, sem custos.

SIGAUFPR© é uma construção coletiva entre a equipe técnica e a comunidade acadêmica e científica da Pós-Graduação da UFPR. O sucesso e escopo de suas ações dependem diretamente desta relação. “Nosso objetivo é evoluir para uma plataforma onde docentes, discentes e técnicos terão acesso a todas as bases e sistemas da pós-graduação em um único acesso”. Agradecemos a esta comunidade por toda colaboração e aprendizado que tivemos até agora na expectativa que tenhamos esta colaboração cada vez mais forte e sinérgica”, destaca o coordenador.

CONHEÇA A EQUIPE:

Além de Jose Henrique Ferreira Pinto, na coordenação do SIGA/UFPR, a equipe é formada por: Nickolas Menezes da Silva( integração Lattes, DGP, Sucupira, Moodle, produção intelectual, API, indicadores);Mattheus Rodrigo Marzola Leite ( banco de dados, servidores, rede, segurança, processo seletivo, API, integração Sucupira); Jhonny Ivair de Lima Maciel ( portal do discente, portal do docente, histórico acadêmico, integração Sucupira); Felipe Fiori (projetos de pesquisa, importação para pesquisa, relatórios, integração Sucupira); AlexandreTaguti Scottini (cursos lato senso, residência médica e veterinária, integração Sucupira); Lucas Rocha ( Integração e criação de sites, wordpress).

Quer saber mais sobre o SIGAUFPR©? Envie e-mail para: siga@ufpr.br

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...