logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

V Encontro de Coordenadores debate mudanças no Provar e do trancamento de cursos

O reitor em exercício, Rogério Mulinari (centro), entre Maria Lúcia e Carlos, na abertura do V Encontro. Imagem: Samira Chami Neves.
O reitor em exercício, Rogério Mulinari (centro), entre Maria Lúcia e Carlos, na abertura do V Encontro. Imagem: Samira Chami Neves.

O V Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação e Educação Profissional da UFPR, promovido hoje no Centro Politécnico, em Curitiba, debateu mudanças importantes no Provar (a ocupação das vagas remanescentes dos cursos) e no trancamento de cursos. As mudanças ainda terão que ser discutidas e aprovadas no Conselho de Ensino e Pesquisa e Extensão da UFPR (CEPE), mas já apontam um aprimoramento dos dois processos.

O reitor em exercício da UFPR, Rogério Mulinari, destacou a importância do debate e do papel dos coordenadores na Universidade. “Vocês exercem uma das tarefas mais complexas na UFPR. Nas coordenações, lidamos com dois grupos intensos e apaixonados: docentes e estudantes. Os coordenadores têm que trabalhar com este grupos, o que não é fácil”, comentou.

Mulinari destacou ainda a capilaridade que os coordenadores de cursos possuem na estrutura da instituição. “Isso transforma os coordenadores em formadores de opinião e catalisadores do debate, algo importante em temas como a distribuição do modelo de vagas de docentes e que impacta na vida de cada um de nós”, disse o reitor em exercício.

Processo democrático

A reitora em exercício de Graduação, Maria Lúcia Teixeira Pinto, lembrou que está debatendo as propostas do Provar e do trancamento desde maio. “Os professores receberam a proposta da Prograd e tiveram plenas condições de dar suas opiniões e fazer suas sugestões”, afirmou.

O coordenador de Políticas de Acesso e Permanência da Prograd, professor Robson Bolzon, disse que os ajustes na legislação – a Lei 99/09, do CEPE, que trata do Provar, e a Resolução 37/97, que trata do trancamento dos cursos – são basicamente para atualizar as normatizações.

Fórum dos Coordenadores

Depois da discussão, houve ainda a eleição do novo coordenador e vice-coordenador do Fórum dos Coordenadores de Graduação e Educação Profissional. O coordenador em exercício é o professor Carlos Eduardo Zacarkim. O órgão tem assento no CEPE e no Conselho Universitário. “Ele tem importante papel na regulamentação dos projetos pedagógicos, além de outras questões”, explicou Zacarkim. Uma delas são os jubilamentos, que carecem de regulamentação específica na UFPR.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...