logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Universidade Aberta da Maturidade abre inscrições

O projeto de extensão Universidade Aberta da Maturidade (UAM), da UFPR, já está com inscrições abertas para uma nova turma em 2017.

Há duas maneiras de os interessados se inscreverem: preenchendo formulário disponível no portal da UFPR (www.uam.ufpr.br), até 31 de maio; ou comparecendo pessoalmente ao prédio histórico da UFPR (na Praça Santos Andrade, centro de Curitiba), no dia 30 de maio, das 14h às 17h.

A UFPR divulgará o resultado da seleção dos candidatos em julho deste ano. O projeto é voltado para pessoas com faixa etária acima dos 60 anos. Do total de vagas, 10% estão garantidas para servidores aposentados da UFPR, desde que atendam aos critérios de seleção do projeto. Criado em 2012, a UAM inicia as atividades da próxima turma em agosto e as aulas vão até junho de 2018.

Projeto multidisciplinar

O projeto é multidisciplinar e oferta atividades educativas sobre assuntos de interesse dos participantes, incluindo a apresentação de pesquisas recentes sobre temas relacionados ao envelhecimento. A metodologia utilizada prevê a participação e avaliação ativas dos envolvidos.

Os objetivos do projeto são: contribuir para a promoção da qualidade de vida do idoso, incentivando e oportunizando sua inclusão social e o estabelecimento de uma estratégia entre ensino, pesquisa e extensão vinculada ao tema do idosos. Assim se pretende um debate qualificado e a inserção de conteúdos relacionados ao idoso nas disciplinas de todos os cursos (conforme prevê o Estatuto do Idoso), bem como a possibilidade de divulgação de pesquisas relacionadas ao tema e desenvolvidas na UFPR. A avaliação dos organizadores é que o relacionamento entre gerações propiciado pelas atividades educativas em um ambiente universitário estimula a solidariedade, a cidadania e até mesmo o enfrentamento de preconceitos.

A coordenação do projeto e todas as atividades educativas são realizadas voluntariamente por docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação da comunidade interna da UFPR, com a participação de alguns colaboradores externos.

O projeto tem o apoio de organizações como a Pastoral da Pessoa Idosa, Comissão dos Direitos do Idoso da OAB/PR, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI).

 

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...