logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Unidades de Saúde de Piraquara terão residentes da UFPR em Saúde da Família

FOTO: Samira Chami Neves/ACS
A residência é um programa de pós-graduação que existe há mais de dez anos na UFPR e permite que profissionais de diversas formações em saúde possam vivenciar a prática do serviço aliada à base teórica. FOTO: Samira Chami Neves/ACS

O município de Piraquara é o mais novo local de atuação do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Por meio de uma parceria inédita com a Prefeitura da cidade, Piraquara já recebeu, na última semana, nove profissionais de diferentes formações da saúde que irão reforçar e ampliar atendimento na Atenção Básica.

Lançamento do Programa foi realizada na Câmara de Vereadores de Piraquara. FOTO:
Lançamento do Programa foi realizado na Câmara de Vereadores de Piraquara. FOTO: Bruno Oliveira/PMP

Os residentes em Medicina Veterinária, Farmácia, Odontologia e Terapia Ocupacional foram recepcionados em solenidade realizada na Câmara Municipal, quinta-feira passada (03). “Nós estamos buscando e estabelecendo parcerias para desenvolver o município em todas as áreas. Com a UFPR é mais um exemplo disso, onde vamos disponibilizar nossa estrutura da saúde e eles os profissionais para que a gente possa ampliar o atendimento e cuidar da população. A nossa grande missão em Piraquara se tratando na área da saúde é cuidar das pessoas”, ressaltou o prefeito Marcus Tesserolli.

A residência é um programa de pós-graduação que existe há mais de dez anos na UFPR e permite que profissionais de diversas formações em saúde possam vivenciar a prática do serviço aliada à base teórica. “É uma parceria do Ministério da Educação, UFPR e Piraquara. É um curso de dois anos com profissionais já formados que atuarão no município, custeados por meio de uma bolsa do Governo Federal”, explicou o professor Rafael Gomes Ditterich, coordenador do Programa.

Neste primeiro ano, vão atuar em Piraquara: três dentistas, duas terapeutas ocupacionais, dois farmacêuticos e dois médicos veterinários. A partir do ano que vem, o número vai ser ampliado. “São profissionais que vão fortalecer a nossa Atenção Básica. Eles vão atuar em todos os nossos serviços, nas unidades básicas, farmácias, nos centros especializados, enfim, diretamente com a população. Neste ano são nove e no próximo teremos 16”, destacou a secretária de Saúde, Maristela Zanella.

FOTO: Bruno Oliveira/PMP
Programa envolverá áreas de Medicina Veterinária, Farmácia, Odontologia e Terapia Ocupacional. FOTO: Bruno Oliveira/PMP

Para a residente de Terapia Ocupacional, Izabella Rodrigues, que veio de Brasília, a expectativa de trabalhar em Piraquara é a melhor possível. “Eu queria vir para uma cidade menor, pois acho que a atenção à saúde é mais personalizada. E a Atenção Básica e a Saúde da Família é o que eu quero me dedicar. Piraquara tem se mostrado com estrutura para isso”, avaliou.

UFPR e Piraquara

A parceria entre a Prefeitura de Piraquara e a UFPR começou a ser estabelecida em 2015. Em agosto, o Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli, reuniu-se com o reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, e, durante o encontro na Reitoria, conversaram sobre a possibilidade de instalação de um campus da UFPR no município, assim como o estabelecimento de parcerias. A partir daí, foram diversos encontros entre representantes do município e da Instituição, que resultaram na concretização do programa de residência.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piraquara

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...