

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), em Paranaguá, encerra a exposição “No Ritmo do Fandango”, no próximo domingo, 9 de junho. A exposição teve recorde de visitação, com mais de 31 mil visitantes desde sua inauguração em dezembro de 2011.
A mostra aborda o Fandango sobre os aspectos da construção dos instrumentos e da realização da festa, expondo ferramentas, rabecas em diversas fases de confecção, tamancos, e outros utensílios que dão vida às danças e músicas desse universo de estilo de vida simples e único.
Além disso, um vídeo feito para a exposição mostra a visão dos mestres fandangueiros sobre a festa e sua construção. O evento traz ao público objetos pertencentes ao acervo da Cultura Popular do museu, além das imagens do fotógrafo Carlos Roberto Zanello de Aguiar, conhecido como “Macaxeira”, autor do livro “Fandango no Paraná: Olhares”. Há ainda três maquetes em papel machê da artista Giane Fischer, cedidas pelo Sesc de Paranaguá.
O Fandango é uma colorida festa de tradição do sul e sudeste brasileiro, originada em comunidades de trabalho rural, presente em diversas festas religiosas, batizados, casamentos e, especialmente, no carnaval. A exposição é organizada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. Inaugurado em 1962, é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Sua sede principal está localizada no Município de Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. O Museu fica aberto de terça a domingo e feriados das 8 às 20 horas.
Serviço:
Exposição “No Ritmo do Fandango”
Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Data: até 9 de junho de 2013
Horário: das 8 às 20 horas
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Paranaguá – PR
Mais informações: Curitiba: (41) 3313-2042 / Paranaguá: (41) 3721-1200