

A peça “A Boa Alma” do grupo de teatro Palavr/Ação, companhia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) entra na sua última semana, com apresentações nos dias 25, 26 e 27 de setembro às 21h e 28 de setembro às 19h. A montagem é uma recriação da peça original Der gute Mensch von Sezuan (A Boa Alma de Sezuan) do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht. Escrita no exílio, a história apresenta uma reflexão crítica sobre as condições sociais para que a bondade possa existir. No enredo deus desce à Terra à procura de pessoas verdadeiramente boas – na obra original são três os deuses. A direção e recriação é de Cesar Felipe Pereira. A peça está em cartaz no Teatro Experimental da UFPR (TEUNI). A entrada é franca.


A montagem, que começou a ser trabalhada no início do ano pela companhia, procura despertar o espírito crítico do espectador em relação à realidade social. A dificuldade de Deus buscar uma boa alma vai contrastando com a necessidade de se ganhar dinheiro num contexto de pobreza e deterioração das relações.
Segundo o diretor, a universidade é o espaço ideal para o tema da peça que não teria lugar em outros ambientes teatrais, como em espaços comerciais, em que uma crítica à submissão ao dinheiro seria no mínimo contraditória. Como diz o programa da obra, “é a isso que se propõe esse nosso ‘teatro proletário’, realizado em ambiente universitário, num palco aberto, onde os atores/personagens vivenciam o vazio próximos ao público”.
Teatro universitário
A companhia de teatro Palavr/Ação surgiu em 1995 por iniciativa do professor Hugo Mengarelli, a partir do antigo Curso de Formação de Atores da UFPR, hoje Curso de Produção Cênica. O grupo artístico desde então vem trabalhando tanto a montagem de espetáculos como a pesquisa em torno da dramaturgia teatral.
Mais imagens
A Boa Alma – Companhia de teatro Palavr/Ação UFPR – Fotografia: Carina Kuretzki.
Serviço
Quando: Última semana – entre 25 e 28 de setembro – quinta, sexta e sábado às 21h, domingo às 19h
Onde: TE
UNI (Teatro Experimental da UFPR), localizado no Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, 2º Andar da ala da Rua XV de Novembro.
Elenco
Su-Sandro – Janaína Ferreira
Deus/Alexandre – Junior Ventura
Wagner – Antônio Orellana
Velho/Carpinteiro – Gessé Malmann
Velha/Senhora Iara – Ruthnéia Rodrigues
Seu Osíris/Juis de Paz – João Winch
Dona Marta – Susi Ferreira
Nora/Costureira – Nádia Camargo
Menina: Aivy Rodrigues Malmann
Ficha técnica
Adaptação de texto pela tradução de Geir Campos e Antônio Bulhões, publicada em Bertold Brecht, teatro completo, v. 7 e por Der gute Mensch von Sezuan, Edition Suhrkamp Verlag, 73.
Recriação, direção e sonoplastia: Cesar Felipe Pereira
Assistência de direção: Gessé Malmann
Direção de produção:Antônio Orellana
Assistência de produção e stand by: Marcio Bosi e Cláudio Andrade
Iluminação: Nadia Luciani
Op. de iluminação e prep. corporal: Guilherme Mendes Muniz
Figurinos: Cilene Tanaka
Maquiagem: Ruthnéia Rodrigues
Design gráfico: Marcelo Leonel Felczak