logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Navegação por Satélite é tema de curso da UFPR para a Marinha do Brasil

06226_curso_marinhafotoCapacitar os militares do 6° Distrito Naval da Marinha do Brasil de Ladário/ MS sobre o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Este é o objetivo do curso de quatro dias ofertado por profissionais da UFPR que desenvolvem estudos em seu Instituto Tecnológico de transportes e Infraestrutura (ITTI). A formação, ministrada pelo professor do Departamento de Geomática da Universidade, Carlos Aurélio Nadal, apresenta a tecnologia de GNSS aplicada atualmente em projetos desenvolvidos no Rio Paraguai.

O Sistema Global de Navegação por Satélite, explica o docente, é definido como uma constelação de satélites que permite determinar o posicionamento e localização de um veículo ou receptor em qualquer lugar do globo, em terra, mar ou ar. O GNSS atual é constituído pelas constelações já existentes dos Sistemas de Posicionamento Global (GPS), do de Navegação Global por Satélite (Glonass), do de aumentação, e das bases de dados de navegação. De acordo com professor do Setor de Ciências da Terra da UFPR, futuramente, outros sistemas também integrarão o GNSS atual, como são exemplos o Galileu (Sistema de Navegação por Satélite da União Europeia) e o Compass (em desenvolvimento pelos chineses).

Atualização de tecnologias

Segundo o comandante do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6) do 6° Distrito Naval Marinha, Maurício dos Santos Silva, pelo fato da Marinha desenvolver atividades de hidrografia na região e também ter a cartografia como subproduto, o curso é fundamental para que “tenhamos  oportunidade de nos atualizarmos acerca de novas tecnologias e produtos”. O comandante destaca, ainda, a importância de contatos com outros profissionais, militares ou não, para troca de experiências e estreitamento de laços e parcerias futuras.

De acordo com o professor  Nadal, o curso integra as ações de parceria realizadas entre a UFPR/ITTI  e a Marinha, em especial, no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai. Participam da formação, realizada durante o período de 30 de março a 02 de abril, militares do SSN-6; da Base Fluvial de Ladário (que também desenvolve serviços de projetos e topografia); do Navio da Marinha (que faz hidrografia para o 6º Distrito) e também uma professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

6º Distrito Naval

O Comando do 6º Distrito Naval é uma Organização Militar da Marinha do Brasil, cuja responsabilidade engloba uma faixa de fronteira em área considerada indispensável para a segurança Nacional. Ele está situado na cidade de Ladário, à beira do Rio Paraguai, e tem jurisdição sobre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A parceria com o Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura da UFPR se deve ao fato do ITTI atuar na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à Gestão Ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovia, hidrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso e conservação de recursos naturais.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...