logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR TV é finalista em prêmio internacional de televisões universitárias

A UFPR TV é a única televisão universitária brasileira entre as finalistas da categoria programa de estúdio do 8º Premio Nuevas Miradas em la Televisión 2020. Som e Prosa está entre os oito escolhidos para disputar a final do prêmio argentino, que recebeu mais de 50 inscritos de 40 universidades da América Latina e do Caribe. O programa brasileiro vai concorrer com produções de universidades da Argentina, Colômbia, Costa Rica, México, Peru e Uruguai.

“É uma honra ter o reconhecimento do prêmio. É a primeira indicação internacional da UFPR TV em seus 18 anos de funcionamento e, por isso, trata-se de um acontecimento bem importante para nós. Ficamos na torcida pelo melhor resultado”, comemora Carlos Debiasi, diretor de redação. Os vencedores serão conhecidos até o início de dezembro, de acordo com os organizadores.

Som e prosa

O programa finalista é uma parceria da UFPR TV com a Agência Escola e com a TV Unesp. A proposta foi criada em 2011 em Bauru e foi trazida para Curitiba pelo jornalista Rene Lopez, que é o responsável pela produção e pela apresentação do produto. “A ideia é ser um espaço de divulgação da música autoral na maior variedade de estilos possíveis. Isso porque entendo que é papel da TV apresentar a pluralidade das manifestações que caracterizam nossa cultura brasileira”, define o jornalista. O Som e Prosa oferece espaço para a produção musical local, mas também do Brasil e de outros países.

A Relações Públicas da UFPR TV, Angélica Dal’Negro, explica que o Som e Prosa é gravado em estúdio e tem  30 minutos de duração. Com a pandemia o programa sofreu algumas alterações, mas continua a ser produzido.  “É importante mencionar que o cenário da música autoral é grande e carece de espaço. É preciso quebrar as barreiras do circuito comercial da música e abrir as portas para que a diversidade, os ritmos, os talentos e essa imensidão de timbres sejam notados”, ressalta Angélica.

Rene destaca a importância das televisões públicas, especialmente as universitárias, na valorização e divulgação de conteúdos culturais. “Apesar da promoção da educação e da diversidade cultural serem uma obrigação constitucional para as TVs no Brasil, o que verificamos na prática é que são as TVs públicas e, principalmente, as universitárias que, fora de uma lógica de mercado, valorizam o conhecimento e a popularização das múltiplas identidades do povo brasileiro. Colocarmos o Som e Prosa em uma premiação internacional, carregando um pouco da nossa música, é demonstrar o potencial que a comunicação pública pode ter, quando utilizada a favor do interesse público”.

Assista a um dos episódios de Som e Prosa.

UFPR TV

A UFPR TV está no ar desde 2002. É um espaço para levar conhecimento acadêmico, científico, cultural e de utilidade pública para toda a comunidade. “Nosso catálogo de programas conta, hoje, com sete produções ativas e outras três em parceira com a Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR. Além disso, são mais de 25 produções disponíveis em acervo”, explica Angélica.

O conteúdo da UFPR TV fica disponível no site , no Youtube e  no Facebook. Também é possível acompanhar a programação no Instagram.

Agência Escola

A Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR tem o objetivo de dar visibilidade à produção científica e cultural desenvolvida ou estimulada pela universidade. A ideia é valorizar a informação de interesse público com foco no desenvolvimento social. É um projeto do Setor de Artes, Comunicação e Design (SACOD) e convênio com a Funpar.

pt_BRPortuguese