UFPR seleciona bailarinas voluntárias para pesquisa clínica sobre a função musculoesquelética

04 maio, 2023
11:57
Por Aline Fernandes
0
Ciência e Tecnologia

Um estudo conduzido por acadêmicas do curso de Fisioterapia da UFPR avaliará o perfil musculoesquelético e a prevalência de lesões de bailarinas clássicas da região de Curitiba. A equipe, coordenada pela professora Ana Carolina Brandt de Macedo, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia, está selecionando 60 bailarinas clássicas do sexo feminino, com idade entre 20 e 29 anos, que pratiquem ballet clássico há no mínimo um ano e no máximo 12 anos.

A docente responsável justifica que ao ser avaliado o perfil musculoesquelético das bailarinas clássicas, levando em consideração alterações, patológicas ou não, da amplitude de movimento e flexibilidade, da postura, do equilíbrio, do desempenho, da resistência e da força muscular, será possível entender a relação entre o desempenho e as características físicas das participantes e o desenvolvimento de seus movimentos durante a dança. Dessa forma, a bailarina poderá compreender melhor o funcionamento de sua estrutura corporal e aperfeiçoar a execução de sua dança, além da possibilidade de traçar uma rotina de alongamentos e exercícios específicos para seu perfil musculoesquelético.

As participantes deverão inicialmente responder um formulário on-line para coleta de dados pessoais e triagem. Em seguida, serão agendados e aplicados testes físicos para analisar a capacidade funcional de cada participante, sob avaliação da equipe de fisioterapia. Os testes físicos serão realizados em dois dias, com intervalo de uma semana entre cada avaliação. Após a conclusão das avaliações, as bailarinas avaliadas receberão um laudo sobre os resultados.

As atividades são gratuitas e ocorrem todas as sextas-feiras pela manhã no laboratório de musculoesquelética, localizado na Rua Coração de Maria, 92, Jardim Botânico.

Interessadas em participar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail projetoballetufpr@gmail.com ou pelo Whatsapp nos números (41) 99637-3953 e (42) 99989-3484.

Por Danielle Salmória (Aspec/SCB)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]