logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR seleciona 150 voluntários para estudo clínico sobre dor lombar

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, a cada 10 pessoas, sete são acometidas pela dor lombar em todo o mundo. Diversos fatores podem causar a doença, como envelhecimento, sedentarismo, erros posturais e obesidade, que impacta o cotidiano de quem sofre com ela. 

Um grupo de estudantes do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná, coordenados pela professora Ana Carolina Brandt de Macedo, pretende estudar o efeito analgésico imediato da diatermia por ondas curtas, para o tratamento da dor lombar. 

Um dos testes de funcionalidade mede a flexibilidade dos voluntários

 

A equipe está selecionando 150 adultos, de ambos os sexos, com mais de 18 anos e que tenham queixa de dor na região há mais de 12 semanas. 

A diatermia consiste em eletrodos que geram ondas de calor (ou não) dependendo do modo em que o aparelho é programado (contínuo ou pulsado). Isso gera uma série de efeitos nas células que promovem alívio da dor, sem ocasionar efeitos colaterais. 

O tratamento proposto pelos pesquisadores inicia com uma avaliação fisioterapêutica por meio de questionários, testes de funcionalidade e a algometria, para medição do limiar de dor à pressão. Em seguida, os voluntários incluídos na pesquisa serão distribuídos aleatoriamente em três grupos: um que receberá as ondas no modo contínuo, outro no modo pulsado e o terceiro será o placebo. Após as aplicações, haverá uma nova rodada de avaliações. 

Os participantes serão divididos em três grupos, que receberão ou não as ondas térmicas. Fotos: Ana Carolina Brandt de Macedo

 

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Setor de Ciências da Saúde. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: dorlombar.fisioterapia@gmail.com ou pelos números (41) 98855-2426 ou (41) 99565-9300. 

As avaliações e intervenções ocorrem todas as sextas-feiras à tarde no Laboratório de Musculoesquelética da UFPR (R. Coração de Maria, 92, Jardim Botânico) e são totalmente gratuitas. 

Por João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...