logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola de Resíduos

compost-750

Atualmente, uma grande parcela dos resíduos gerados pelas atividades humanas, como lixo urbano domiciliar, dejetos de animais, lodos de esgotos, é constituída por matéria orgânica de origem vegetal, animal e microbiana, bem como substâncias minerais cujos nutrientes, originados na agricultura, necessitam a ela retornar para reaproveitamento. Esse retorno é o tema central do IV Simpósio Nacional de Reciclagem Agrícola de Resíduos de Origem Rural, Urbana e Industrial. O evento, simultâneo ao IV Congresso Brasileiro de Resíduos Orgânicos, será realizado no auditório do Setor de Ciências Agrárias da UFPR (Rua dos Funcionários, 1540, Cabral), de 14 a 16 de setembro.

Ao invés de continuar a se constituir em sérios passivos ambientais, os resíduos poderiam estar contribuindo para a recuperação ambiental e para a redução do custo de vários sistemas de produção agrícola, como combustíveis alternativos para a geração de energia, e portanto promovendo a sustentabilidade da economia.

Por isso, o objetivo do encontro é discutir processos de gestão e demonstrar alternativas atuais de tratamento e destinação final adequada de resíduos de origem rural, urbana e industrial, especialmente os de origem orgânica. Isso porque esses possuem potencial para serem reciclados como fonte de nutrientes em solos cultivados.  O Simpósio é dirigido a profissionais, professores e estudantes de engenharias, agronomia, biologia, administração e direito público e provado.

As atividades no dia 14 começam às 18h30 e nos dias 15 e 16 acontecem em período integral, das 9h às 18h45min.

Inscrições para o Simpósio podem ser feitas  pelo site www.montebelloeventos.com.br. Mais informações são obtidas pelo fone (41) 3203-1189 ou e-mail montebello@montebelloeventos.com.br.

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...