UFPR sedia Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

27 março, 2014
15:17
Por
0
Ensino e Educação

No Paraná serão cerca de 35 mil professores beneficiados com a formação que ocorrerá nas próprias escolas. As atividades formativas ocorrem por meio da colaboração das Instituições de Ensino Superior (IES). Aqui no Paraná serão nove Universidades – sete estaduais e duas federais – a participar das ações do Pacto no estado. 

O Paraná formaliza sua adesão ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio nesta segunda feira, dia 31 de março, durante o Seminário Estadual, promovido por meio da colaboração entre a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Estado da Educação. Todos os estados brasileiros  aderiram ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, programa de iniciativa do Ministério da Educação que visa oferecer formação continuada aos professores da última etapa da educação básica.

Estarão presentes na cerimônia de abertura a Secretária de Educação Básica do MEC Yvelise Arco Verde, o Secretário de Estado da Educação Flávio Arns, o Secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior , Prof João Carlos Gomes, o Reitor da UFPR Professor Zaki Akel, representantes de todas as IES envolvidas, dos Núcleos Regionais de Educação, supervisores e professores formadores.

Conforme anuncia o Portal Brasil, o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação, lançada em 2013, que tem como objetivos contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio; promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio e rediscutir e atualizar as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino. Para que se concretize, o Pacto depende da adesão e articulação das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio. Conforme dados do censo escolar, o país tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas.

FORMAÇÃO

Podem aderir ao pacto todos os professores do Ensino Médio, que estão cadastrados no Censo Escolar 2013. A formação continuada presencial ocorrerá na unidade de ensino que o professor atua. Neste ano de 2014 os professores cursarão dois módulos do pacto. O primeiro trata de formação comum a todos e, no segundo, serão abordados conteúdos das áreas do conhecimento, como ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática. A adesão dos professores será feita no SisMedio, sistema informatizado de cadastro desenvolvido para atender ao público do pacto. A coordenadora-geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Sandra Regina de Oliveira Garcia, explica que o professor que aderir à formação será cadastrado pelo diretor da escola.

Os docentes vão destinar seis horas semanais à formação continuada. Serão três horas de estudos coletivos e três de estudos individuais. Os professores que aderirem ao pacto receberão uma bolsa de R$ 200,00 para ajudo de custo.

SERVIÇO

O evento acontece dia 31 de março, a partir das 9 hrs, no Anfiteatro 100, 1º andar do Setor de Educação, no Edifício D. Pedro I da Universidade Federal do Paraná. Rua General Carneiro, 460.

Mais informações:

(41) 3360-5321  Observatório do Ensino Médio da UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]