logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia evento sobre comunicação e mudanças climáticas

Mesa sobre Comunicação das mudanças climáticas e governança (fotos SM)
Mesa sobre Comunicação das mudanças climáticas e governança (fotos SM)

Termina hoje (15/03) na Universidade Federal do Paraná o seminário Mudanças Climáticas – Comunicação e Educação, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMade).
Durante dois dias, especialistas discutiram temas como “Comunicar as Mudanças Climáticas na Prática, “Campanhas Comunicacionais sobre Mudanças Climáticas”, “O engajamento de jornalistas no entrentacimento das MC’s”, “Articulações entre fovernança e comunicação das MC’s no âmbito local”, “Comunicação, Educação e Mudanças Climáticas: Projeto Resclima”.
O evento parte da premissa de que a complexidade das Mudanças Climáticas (MCs), em razão de suas incertezas, relação com o futuro e invisibilidade de seus riscos, se torna um desafio para comunicadores, que embora tenham o potencial de ampliar a discussão, muitas vezes, não contribuem para o esclarecimento da população. O papel da comunicação/jornalismo em relação às MCs é estudado há algumas décadas, especialmente na Europa e EUA, mas ainda é incipiente no Brasil, sendo a literatura científica na língua portuguesa quase inexistente e a produção jornalística na imprensa brasileira carente de mais conhecimento que possa contribuir para uma comunicação mais efetiva. Além disso, a comunicação tem forte implicação na educação formal e informal que são fundamentais para desenvolver a consciência cidadã no tema.
Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais participaram do evento
Professores, pesquisadores, estudantes e profissionais participaram do evento

Assim, o seminário teve como objetivo chamar atenção de estudantes e profissionais, tanto da área ambiental quanto da comunicacional e de educação, para a necessidade de lançar um olhar mais acurado sobre esta questão de modo a possibilitar que o tema das MCs seja tratado de forma preventiva, próximo à população e com alternativas de ações de enfrentamento.
Realizado no auditório do Setor de Ciências Agrárias, o evento faz parte das comemorações dos 22 anos da Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...