ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia curso nacional de treinamento em Polícia de Proteção Animal

Curso é o primeiro deste gênero no Brasil
Curso é o primeiro deste gênero no Brasil

Guardas municipais, policiais estaduais, federais e peritos criminais participam nesta semana do 1º Curso Nacional de Acreditação em Polícia de Proteção Animal. Este curso, inédito no Brasil, visa dar mais subsídios aos profissionais de segurança pública que atuam em ocorrências de crime contra a fauna, para que trabalhem melhor e de forma integrada. O evento é uma realização da Rede de Defesa e Proteção Animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba, da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal e da UFPR. As atividades serão desta segunda-feira até quinta, dia 17, no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná.
A abertura do evento foi na manhã desta segunda-feira, com participação de diversas autoridades. Segundo o professor da UFPR Alexander Biondo, diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna de Curitiba, o curso vai habilitar os profissionais no atendimento de ocorrências envolvendo animais. Devido ao número crescente de denúncias de maus-tratos a animais, é ainda mais necessária a capacitação desses profissionais, para o correto e preciso reconhecimento de situações em que há risco iminente para a saúde dos animais e dos humanos envolvidos.

Plateia lotada para o curso. Fotos: Marcos Solivan
Plateia lotada para o curso

O curso é composto de cinco módulos: Legislação, Manejo Animal, Medicina Veterinária Legal, Protocolo Policial de atendimento a denúncias de maus-tratos a animais e Práticas em serviços. Um dos pontos altos ocorrerá no dia 17, quando as instituições de segurança pública vão elaborar um protocolo conjunto de atuação, visando maior integração e eficiência dos serviços. Durante o curso, profissionais estrangeiros apresentarão como os casos de maus-tratos e crueldade contra animais são atendidos em outros países, permitindo um estudo comparativo. Para isso, foram convidados a participar Melinda Merck (EUA), consultora forense em casos envolvendo animais e diretora da Internacional Veterinary Forensic Sciences Association; Lee Goff (EUA), professor de ciências forenses, diretor do programa Chaminade Forensic Sciences e membro da Academia de FBI em Quantico, Virginia; e David Bailey (UK), cientista forense, fundador e diretor do primeiro curso de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Forense e Direito.
Também serão debatidos no evento os temas Perícia em maus-tratos a animais; Direitos dos Animais; Ética do Cuidado – Abordagem e Contenção de Cães e Gatos; Reconhecimento e identificação de sinais e alterações comportamentais de cães e gatos, entre outros.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...