logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR sedia 1ª Reunião de Delegados Assessores do Grupo Montevidéu

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) sedia hoje (dia 10) e amanhã, na Sala dos Conselhos, em Curitiba, a 1ª Reunião de Delegados Assessores do Grupo Montevidéu. Criado há 23 anos, o grupo é composto por representantes de 32 universidades das Américas do Sul e Central (11 do Brasil) e objetiva promover a integração entre estas instituições.

No 1º encontro, os delegados estão debatendo a mobilidade dos servidores nos Programas de Escala Docente e de Gestores e Administradores do Grupo Montevidéu. Estes programas foram criados para fortalecer a gestão e administração das universidades, contribuindo para o seu desenvolvimento e aumentando a possibilidade de compreensão das diferentes estruturas organizacionais.

Ainda nesta reunião, foram homologadas as candidaturas dos servidores docentes e gestores e produzido um documento que será levado à reunião do Fórum de Reitores da AUGM, que será promovida em Santiago do Chile, em abril. O delegado da UFPR é o seu assessor de Relações Internacionais, professor-doutor Carlos Siqueira.

Internacionalização

O grupo foi recepcionado pelo reitor da UFPR,  Zaki Akel Sobrinho, que destacou o esforço da Universidade para participar ativamente do debate sobre a transformação pela Educação nas Américas, em parceria com as instituições de ensino superior dos demais países do continente.

“Acredito na sinergia e no crescimento mútuo que ocorre quando conhecemos melhor as pessoas, as universidades e os países”, comentou Zaki. De acordo como reitor da UFPR, mesmo com a crise que atinge o País, a internacionalização continuará sendo uma das prioridades da sua gestão. “Estamos oferecendo ao grupo todas as facilidades possíveis para que os seus trabalhos possam ser desenvolvidos da melhor forma”.

O delegado da UFPR e assessor de Relações Internacionais, professor-doutor Carlos Siqueira, também destacou a importância da integração entre as universidades. O secretário-executivo do Grupo Montevidéu, Alvaro Maglia, também elogiou a aliança entre as instituições.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...