logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR rescindirá contrato com empresa terceirizada e assume pagamento direto a trabalhadores da limpeza

Decisões foram tomadas em comum acordo durante audiência realizada na Procuradoria FOTO: Samira Chami Neves
Decisões foram tomadas em comum acordo durante audiência realizada entre UFPR, WW Serv, Siemaco e representantes dos trabalhadores. FOTO: Samira Chami Neves

Trabalhadores que prestam serviços de limpeza à UFPR receberam, nesta terça-feira (10), o valor correspondente aos benefícios atrasados pela empresa terceirizada WW Serv. O pagamento foi efetuado diretamente pela Universidade aos funcionários após a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região dar à Instituição o direito de rescindir contrato com a terceirizada e assumir o repasse de salários, vale transporte e vale refeição sem intermédio da empresa.

A decisão foi tomada em audiência realizada na tarde da última quarta-feira (04), em comum acordo entre a UFPR, a WW Serv, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco) e funcionárias representantes da categoria. No acerto, ficou determinado ainda que salários e vales do mês de maio também serão pagos diretamente pela Universidade aos trabalhadores após recebimento de recursos do Ministério da Educação (MEC).

Durante a audiência, a empresa WW Serv alegou estar passando por dificuldades financeiras e não ter mais condições de manter o contrato dentro das cláusulas legais da licitação realizada pela UFPR. Segundo o acordo, a rescisão ocorrerá em 15 de junho; no mês de maio, a Universidade já abre procedimento para contratação emergencial de nova empresa. Em ata, a UFPR afirma não se opor à contratação dos mesmos funcionários pelo novo prestador de serviços.

Cerca de 400 trabalhadores estão empregados pela WWServ para realizar a limpeza das unidades da UFPR. Sem ter plenas condições de desempenhar suas funções, diversos protestos para recebimento dos vales atrasados ocasionaram fechamento de restaurantes universitários e outras consequências diretas a alunos e servidores. A expectativa da Universidade agora é de que o MEC mantenha regularidade em seus repasses para que nenhum salário ou benefício sofra novos atrasos.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...