logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR renova convênio com DAAD que garante docente para mestrado em Língua Alemã

Zaki (centro): "Tenho a certeza de que este importante convênio trará grandes benefícios para todos". Imagem: Samira Chami Neves.
Zaki (centro): “Tenho a certeza de que este importante convênio trará grandes benefícios para todos”. Imagem: Samira Chami Neves.

A UFPR renovou, hoje, convênio firmado com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) que garante a mobilidade de um docente visitante para o curso de Mestrado em Língua Alemã do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR. Trata-se do único curso do gênero no Brasil. O docente alemão (chamado de “leitor”) deverá iniciar suas atividades em agosto.

O convênio foi assinado hoje pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho; pela diretora do Escritório Regional no Brasil da DADD, Martina Juliane Schulze; e pelo diretor do Setor de Ciências Humanas da UFPR, Eduardo Barra. Zaki elogiou a renovação da parceria. “Tenho grande confiança na competência de todos vocês e, por isso, a certeza de que este importante convênio trará grandes benefícios para todos”, comentou.

Zaki também destacou as ações que a gestão atual desenvolve de internacionalização da UFPR e o crescimento da Universidade no seu mandato, incluindo no campo da pós-graduação. “A UFPR teve um avanço incrível nesta área. Temos 135 cursos de mestrado e doutorado e 119 de graduação”, explicou o reitor.

Agenda

Martina explicou que, além do programa desenvolvido com o Departamento de Letras Estrangeiras, o DAAD também viabilizou docentes visitantes para os cursos de Engenharias Ambiental e Automobilística. Em Curitiba, Marina também cumpriu agenda com o presidente do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), Sérgio Pires, junto com o diretor do Setor de Ciências Humanas da UFPR, Eduardo Barra.

Os professores Paulo Soethe e Ludmilla Correa Sandman (coordenadora de Alemão do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR) e o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, também participaram da assinatura do convênio, que foi firmado pela primeira vez há 30 anos.

 

Por Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...