

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) renovou, no mês de junho, a parceria firmada em 2013 com a Prefeitura Municipal de Curitiba e com instituições da Suécia para promover o desenvolvimento urbano sustentável na construção de projetos inovadores. O reitor Ricardo Marcelo Fonseca e representantes de entidades atuantes no ecossistema de inovação curitibano assinaram o Memorando de Entendimento no último dia 8, na sede do órgão, no Centro Cívico.
A participação da Federal ocorre por meio do Setor de Ciências Exatas, do Departamento de Informática, do Setor de Ciências Aplicadas e do Departamento de Gestão da Informação. O projeto visa à cooperação das instituições para maximizar o impacto e a efetividade das ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, por meio de soluções urbanas inovadoras. Como exemplo, as cidades inteligentes, que coletam dados de sua infraestrutura e de sua população. Processadas, as informações visam melhorar as atividades cotidianas e gerar insumos para o planejamento futuro.
Uma das contribuições do Departamento de Informática – por meio do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) – é a hospedagem, desde 2016, do histórico dos dados abertos que são fornecidos pela Prefeitura de Curitiba.
São signatárias do acordo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB), a Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), a Chalmers University of Technology, o IVL Swedish Environmental Research Institute Ltd. (IVL) e o KTH Royal Institute of Technology.
Imagem de destaque: Pixabay