logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe visita de grupo de estudantes da Nova Zelândia

Grupo de visitantes no Setor de Ciências Agrárias (foto Marcos Solivan)

No mês de novembro deste ano,  um grupo de 10 estudantes da Lincoln University, da cidade de Christchurch, na Ilha Sul da Nova Zelândia, desembarcaram no Brasil para uma viagem de seis semanas com bolsa de estudos do primeiro-ministro da Nova Zelândia. Eles estão fazendo uma disciplina de verão de agronegócio e vieram ao Brasil acompanhados do professor Hugh Bigsby, diretor da faculdade de Agronegócios e Comércio da Lincoln University, e da professora de Marketing, Samantha White. O objetivo da viagem é explorar oportunidades de importação/exportação entre o Brasil e a Nova Zelândia. Para tanto, eles estão visitando o país a partir de uma perspectiva de alimentos e fibras por meio de uma mistura de palestras, viagens de campo e atividades sociais.

A viagem iniciou em Piracicaba (SP) e entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro de 2022 a UFPR recebeu a visita do grupo. As atividades aqui na UFPR foram coordenadas pela Agência UFPR Internacional (AUI) e acompanhadas pelos professores João Carlos Bespalhok, vice-diretor do SCA, e Amanda Massaneira de Souza Schuntzemberger, do Departamento de Economia Rural e Extensão (DERE).

Durante o período em que estiveram na UFPR, os estudantes visitaram as instalações do Campus Juvevê e da Fazenda Experimental Canguiri, e puderam ver de perto algumas pesquisas em andamento. Também assistiram uma palestra sobre o “Panorama do Agronegócio Paranaense”, ministrada pelos professores do DERE, Paulo de Tarso de Lara Pires e Amanda Schuntzemberger. Conheceram a Semear Consultoria, a Empresa Júnior de Agronomia da UFPR; e a Agrociência Cooperativa, a cooperativa universitária das ciências agrárias da UFPR. Eles ainda aprenderam a preparar chimarrão e experimentaram pinhão. Na manhã do dia 1º de dezembro, os estudantes da Lincoln University realizaram uma apresentação de suas propostas para possíveis colaborações, importação e exportação entre os dois países. Antes de retornar para a Nova Zelândia, em 19 de dezembro, o grupo visitará alguns municípios em Santa Catarina e também Viçosa, MG. Durante a estadia em Curitiba, os visitantes foram acompanhados também por dois estudantes voluntários da UFPR: Pedro José Pereira de Araújo (Agronomia) e Nathália de Albuquerque Soares (Medicina Veterinária).

Para a professora Amanda Massaneira de Souza Schuntzemberger, essa “foi uma excelente oportunidade para nossos alunos conhecerem um pouco da realidade da Nova Zelândia, bem como poderem apresentar a nossa realidade aqui na UFPR”.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...