Além da conferência, nos dias 8 e 9 de agosto, o pesquisador oferece ainda um minicurso com o título “Visualidades e violências na África: novas abordagens”, dividido em dois módulos: “A Fotografia como Fonte Histórica e Antropológica” e “Novas Abordagens sobre a Guerra Civil em Moçambique”.
Os interesses de pesquisa de Morier-Genoud englobam vários aspectos das Ciências Sociais e Humanas como história das ideias, história da colonização, relações entre religião e política, análises de conflitos etnopolíticos e violência. Com enfoque no continente africano, o professor construiu uma grande experiência de trabalho de campo em países como Gana, África do Sul e, sobretudo, Moçambique.
Morier-Genoud foi fundador e editor chefe da revista Social Sciences & Missions, um periódico interdisciplinar de antropologia, história e sociologia voltado à divulgação de pesquisas sobre o fenômeno religioso em várias latitudes e em perspectiva comparada.
Lançamento
Durante sua estadia em Curitiba, Morier-Genoud lançará na cidade o seu mais recente livro, organizado em colaboração com o historiador francês Michel Cahen e com o cientista político moçambicano Domingos M. do Rosário: The War Within. New Perspectives on the Civil War in Mozambique, 1976-1992.
Serviço
Conferência “Saber científico e missionários: uma perspectiva histórica e antropológica”
Data: 07 de agosto
Horário: 15:00
Local: Anfiteatro 1100 (Ed. Dom Pedro I) – Complexo da Reitoria da UFPR
Minicurso “Visualidades e violências na África: novas abordagens”
Data: 08 e 09 de agosto
Módulo 1 – “A Fotografia como Fonte Histórica e Antropológica”
Módulo 2 – “Novas Abordagens sobre a Guerra Civil em Moçambique”
Horário: das 15h às 18h
Local: Anfiteatro 1100 (Ed. Dom Pedro I) – Complexo da Reitoria da UFPR
Inscrições e informações: http://www.humanas.ufpr.br/portal/ppga/minicurso/