logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Produtores rurais vêm do RS visitar projeto da UFPR de produção agropecuária integrada

Área do NITA na Fazenda Canguiri (fotos Arquivo/ACS)
Área do NITA na Fazenda Canguiri (fotos Arquivo/ACS)

Cerca de 65 produtores rurais do Rio Grande do Sul desembarcam em Curitiba nesta quinta-feira (23/06)  para visitar os projetos de produção integrada agropecuária da Universidade Federal do Paraná. Eles começam o dia no Núcleo de Inovação Tecnológica Agropecuária (NITA), localizado no Centro de Estações Experimentais da Fazenda  Canguiri, em Pinhais. Acompanhados de representantes do Sebrae e de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, os produtores vão conhecer diferentes sistemas integrados de produção (lavoura/pecuária; lavoura/floresta; lavoura/pecuária/floresta; pecuária/floresta) e sistema simplificados de produção.

O professor Anibal de Moraes, coordenador do NITA, explica que a visita faz parte de um projeto do Ministério da Agricultura para difusão dos sistemas integrados.  A ideia é expor uma nova forma de  produzir alimentos de origem vegetal e animal de forma sustentável, inovando tecnologias.  O Núcleo é um dos únicos do gênero no Brasil, englobando vários sistemas de produção integrada. “Os projetos são de longo prazo, na UFPR, temos áreas com quatro anos de estudo e a previsão é para pelo menos 15 anos. Protocolos similares em outros países já duram 50 anos. Assim é possível ter uma resposta científica dos diferentes componentes do sistema com melhores resultados”, diz ele.  O experimento da UFPR é um dos maiores do Brasil, englobando 36 hectares numa Área de Preservação Ambiental. Isso quer dizer que toda produção é feita sem uso de defensivos agrícolas, um outro diferencial do projeto.

Os agricultores gaúchos, a maioria da região das Missões, passarão a manhã visitando as diferentes estações do projeto. No período da tarde, irão visitar uma propriedade rural em Palmeira (PR) que utiliza os sistemas de produção integrada de acordo com os protocolos realizados na UFPR. “A propriedade é de ex-alunos da UFPR, que conduzem a produção em sistemas integrados de acordo com os conhecimentos já comprovados pela pesquisa nessa instituição”, comenta a professora Claudete Lang, coordenadora do projeto de extensão Produção Integrada de Sistemas Agropecuários da UFPR, responsável pela difusão do conhecimento obtido nas pesquisas.

Sobre o NITA

O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) é constituído por parceiras que envolvem, além da UFPR, a UFRGS, Unicentro, UTFPR, UFSC, Embrapa, IAPAR, USDA, com participação de professores, pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e graduação ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais.  Ele foi criado tendo por missão o desenvolvimento sustentável regional, por meio da pesquisa e da difusão de tecnologias sustentáveis, envolvendo princípios da produção integrada de sistemas agropecuários.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...