logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Pró-reitores de universidades federais se reúnem em Fórum na UFPR

FOTO: Marcos Solivan

Pró-reitores de Planejamento e Administração de todo o país estão reunidos em Matinhos (PR) para o quarto encontro nacional de 2014 do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Esta é a segunda vez que o Paraná recebe o Fórum e, nesta edição, com a parceria da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR) para a organização. A abertura oficial ocorreu na tarde desta quarta-feira (05) e o evento segue até sexta-feira (07).

Segundo a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR e coordenadora local da quarta reunião do Forplad, Lúcia Montanhini, o encontro está registrando público recorde, com mais de 150 participantes. “Certamente esta participação massiva revela a ansiedade dos pró-reitores com relação ao momento atual, em que estamos encerrando o exercício de 2014 nas universidades, planejando 2015, e todos temos muitas dificuldades com relação a diversas questões orçamentárias. A participação do MEC nesse encontro terá muito a nos acrescentar”, explicou Montanhini.

Entre as atividades na programação do evento, está a abordagem de temas como a Lei Orgânica das Universidades Públicas Federais, o Gerenciamento de Riscos, além de paineis com participação de representantes do Tribunal de Contas da União (TCU) e das secretarias de Educação Superior e de Planejamento e Orçamento do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o coordenador nacional do Forplad e pró-reitor na Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Tomás Dias Sant´Ana, a Lei Orgânica das Universidades, proposta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para autonomia universitária, está em fase de estudo nas instituições e tem exigido um grande esforço dos gestores. Já o Gerenciamento de Risco faz parte do processo de governança que vem sendo cobrado pelo TCU para gestão das universidades. “Cada universidade está em uma etapa diferente desses processos e por isso é tão importante nos juntarmos para discutir, trocar experiências, pensarmos juntos em soluções. Com a participação do MEC e do próprio TCU esperamos ter boas notícias, principalmente no que tange ao fechamento do exercício, prazos e limites”, acredita o coordenador.

Durante a abertura do evento, o reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantareli, falou sobre a força do Fórum junto à Andifes e seu papel nas universidades. “O Forplad tem espaço muito significativo na Andifes e isso ajuda muito na articulação dos reitores com o MEC, não só quando o assunto é expansão e consolidação, como tem sido nos últimos anos, mas também em desafios futuros, como será a implementação do recém-aprovado Plano Nacional de Educação (PNE), que nos demandará muito nos próximos dois anos”, avaliou o reitor.

O Fórum

O Forplad tem caráter permanente e entre seus principais objetivos estão estudar e propor soluções para os problemas relacionados com as áreas de planejamento e administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes); promover o intercâmbio de temas de interesses do Fórum; consolidar e divulgar documentos; e assessorar os dirigentes das IFES e encaminhar propostas aprovadas pelo plenário à Associação Nacional de Reitores das universidades federais (Andifes).

Mais informações no site do Forplad.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...